Dicas para férias tranquilas para pets e tutores

Checklist de medidas para o cuidado e a segurança dos animais em viagens ou hospedagem
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Férias e feriados de fim de ano são momentos para descansar e viajar, mas, também, períodos de preocupação para tutores de pets. Se o animal não puder participar da viagem, é preciso escolher um hotel ou um cuidador temporário. Já se o animalzinho for acompanhar a família, é preciso garantir seu bem-estar. Por isso, seguir as orientações de profissionais é fundamental.

A primeira dica é consultar o médico-veterinário, para avaliar a saúde do pet, recomendar planos preventivos e indicar o que é preciso para uma viagem ou estadia segura, além de possíveis cuidados no retorno. 

“O ditado popular ‘é melhor prevenir do que remediar’ é ainda mais assertivo no caso dos pets. Animais não falam, dependemos de exames diagnósticos ou sinais físicos para perceber dor ou desconforto, que só aparecem quando o quadro pode estar mais avançado. 

Então, um check-up e medidas preventivas podem evitar interrupção nas férias por um problema de saúde que poderia ser evitado ou tratado com antecedência”, alerta a médica-veterinária Agnes Tymoszczenko.

Preparativos e boa viagem

Planejamento é tudo. Se o pet não puder viajar com o tutor, é preciso escolher o hotel ou o cuidador com antecedência, preferencialmente permitindo que o animal se acostume com o espaço ou com o profissional alguns dias antes. Para os gatos, que se estressam com mudanças de ambientes, e cães menos sociáveis ou medrosos, o mais indicado é contratar um pet sitter. Se a escolha for por um hotel, é essencial buscar recomendações, avaliar a segurança, a higiene e o espaço disponível para o pet dormir e se exercitar.

Nas viagens, também é preciso verificar antecipadamente as acomodações do hotel ou imóvel, como áreas de acesso que possibilitem conforto e atividade física para o animal, local de descanso e itens como tapetes higiênicos, comedouros, bebedouros e caminhas. 

A higiene do local e as normas para entrada do pet devem garantir a segurança de todos, como a exigência da vacinação em dia e a proteção contra endo e ectoparasitas. A consulta preventiva ao veterinário já deve incluir esses quesitos, além do check-up composto por anamnese e exames diagnósticos de acordo com a espécie, a idade e as condições de saúde do paciente. 

O destino da viagem também determina cuidados extras, como prevenção contra a dirofilariose, também conhecida como verme do coração, e a leishmaniose, doenças que podem ser fatais.

“Ao deixar o pet sob os cuidados de um pet sitter ou em um hotel para animais, o check-up também é fundamental. Muito importante informar os contatos do médico-veterinário e da clínica ou hospital que atende o animal para o caso de uma emergência. O veterinário de confiança já conhece o histórico do paciente, facilitando o atendimento emergencial e dando mais segurança para o tutor”, comenta Agnes.

Durante a viagem, caixa de transporte bem-fixada ou cinto de segurança preso ao peitoral do cachorro evitam acidentes e multas; e ar-condicionado ligado e paradas regulares para as necessidades físicas e ingestão de água garantem o conforto do animal.

Na mala de viagem ou hospedagem, a veterinária lista alguns itens básicos: ração para o período; acessórios para alimentação e hidratação; cama e brinquedos preferidos; peitoral, guia, coleira, placa de identificação e microchipagem, entre outros.

“Pode até parecer exagero, mas a atenção aos detalhes nos cuidados com os pets pode ser a garantia de férias e de um retorno tranquilos”, completa Agnes.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: