Dez tipos de descanso para o seu fim de ano

Uma das ferramentas para ajudar o cérebro a se recuperar depois de esforços mentais é a atenção plena, focar no momento presente, em apenas um estímulo
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Contagem regressiva para terminar o ano e para muita gente também para descansar. Essa necessidade de descanso se deve ao fato do cérebro utilizar várias áreas corticais em conjunto para cada tarefa, como as sensoriais, motoras e de associação. É possível descansar o cérebro fazendo atividades densas, como os cálculos com o ábaco?

Uma das ferramentas para ajudar o cérebro a se recuperar depois de esforços mentais é a atenção plena, focar no momento presente, em apenas um estímulo. O ábaco é uma das estratégias possíveis para exercitar a atenção plena, uma vez que é impossível pensar nos e-mails enquanto se faz a conta. 

“A característica dele que mais contribui para isso é o fato das contas serem feitas de forma mecânica, visual e automatizada, ou seja, ele exige atenção focada, mas é uma atividade de baixo esforço mental, depois de aprendida”, explicou a neurocientista Livia Ciacci.

Recarregar as energias

Descansar vai além do simples ato de dormir, é um processo multifacetado que revitaliza o corpo e a mente. Se autoconhecer o suficiente a ponto de identificar qual o tipo de cansaço se está no momento é essencial para escolher o descanso que pretende. Tipos que vão além de uma boa noite de sono:

  • Físico: Pausa necessária para revitalizar o corpo, envolvendo sono reparador, relaxamento muscular e atividades que promovam a circulação sanguínea. Muitas horas na mesma posição (sentado ou em pé),  acúmulo de problemas na musculatura favorecem dores de cabeça e enxaquecas. E diferente do que a maioria pensa, descansar o corpo envolve mais movimento do que ficar parado.

  • Mental: Liberação da mente das preocupações diárias, seja através da meditação, leitura ou de atividades criativas. Pode ser o mais difícil para muita gente, principalmente se você é do tipo workholic. Dicas: tenha um hobbie intelectual oposto à sua atividade profissional, por exemplo, se trabalho com contabilidade, meu hobbie será um grupo de estudo de filosofia.

  • Emocional: Permitir-se sentir e processar emoções, seja através da expressão artística, conversas significativas ou simplesmente permitindo-se momentos de introspecção ouvindo música. Esse espaço de expressão é essencial para olharmos pra dentro, reconhecendo e nomeando as emoções que sentimos, só assim poderemos lidar com elas de forma saudável.

  • Sensorial: Reduzir exposição a estímulos sensoriais, como luzes brilhantes ou ruídos altos, para acalmar os sentidos, afinal, áreas do cérebro também sofrem de fadiga. As regiões que usamos para perceber os estímulos do ambiente também ficam sobrecarregadas. Vale também se expor a sensações diferentes, principalmente buscar a natureza, trocando os sons de carro por pássaros, o sapato por contato com a grama.

  • Social: Tempo para se conectar com familiares, amigos, para fortalecer laços e promover bem-estar emocional. Afinal, também nos cansamos dos mesmos assuntos com as mesmas pessoas (geralmente aquelas do trabalho ou estudo). Ligar para um amigo antigo e falar da época de escola é uma forma de descansar.

  • Espiritual: Atividades que nutrem a alma, como práticas religiosas, meditação espiritual ou conexão com a natureza. Aqui vale tudo o que alimentar os sentimentos de gratidão, admiração, resiliência, solidariedade.

  • Criativo: Momentos para liberar a imaginação, seja através da arte, escrita ou outras expressões. Na maior parte do tempo temos que inibir os impulsos criativos e engraçados em prol da seriedade e produtividade. Experimente sentar com os filhos ou amigos e montar um lego, desenhar monstros ou criar uma paródia da música do momento.

  • Tecnológico: Desconectar-se de dispositivos eletrônicos para evitar a sobrecarga de informações e promover a tranquilidade mental. A ideia aqui é desacelerar, mudar a percepção do tempo. Pegue um livro e mergulhe na história, tome o rumo de uma trilha, experimente um novo jogo.

  • Nutricional: Consuma alimentos que apoiam o corpo, fornecendo os nutrientes necessários para a energia e recuperação. Tendemos a nos acostumar sempre com os mesmos alimentos, os mesmos jeitos de prepará-los. Cozinhar algo mais saudável, comprar frutas diferentes também são formas de autocuidado e descanso.

  • Recreativo: Engajar-se em atividades prazerosas e divertidas que proporcionem relaxamento e alegria. Vale tudo o que trouxer diversão e fantasia, desde jogos eletrônicos, de tabuleiro, brincadeiras em grupo, pintar, cuidar de plantas, de animais… As possibilidades são infinitas!

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: