Desfile cívico-militar marca os 205 anos de Nova Friburgo

Confira a ordem do desfile e a programação do Fri Festival que termina nesta terça-feira na Praça do Suspiro
segunda-feira, 15 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Como tradicionalmente acontece em todo 16 de maio, um desfile cívico-militar vai comemorar o aniversário de Nova Friburgo que nesta terça-feira soma 205 anos. As solenidades começam logo cedo, às 7h30, em frente a sede da prefeitura, e depois seguem pela Avenida Alberto Braune, com encerramento previsto para o meio-dia, contando com a presença do prefeito Johnny Maycon, secretários e outras autoridades civis e militares. Este ano o aniversário da cidade também é comemorado com a realização do Fri Festival, na Praça do Suspiro.

A concentração dos militares em frente à prefeitura está marcada para às 7h30, seguindo-se o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, Municipal e da Independência e a revista às tropas. Em seguida as autoridades seguem para o palanque oficial montado na Avenida Alberto Braune.

A primeira parte do desfile terá a Banda Campesina Friburguense, Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha e o Projeto Força no Esporte; Tiro de Guerra de Nova Friburgo e Veteranos do Tiro de Guerra; Polícia Militar, Projeto Solução, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Cruz Vermelha e a Banda Euterpe Friburguense. 

A segunda parte conta com as entidades civis que também irão reverenciar os 205 anos de Nova Friburgo: Colégio Nossa Senhora das Dores, União Brasileira de Trovadores (UBT), Secretaria Municipal de Agricultura, equipes de airsoft, Brazilian Fight MMA e Grativol BJJS, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf), Escaravelhos da Serra, Associação de Motociclistas de Nova Friburgo (Amonf), Moto Clube Águias de Cristo, Moto Clube Águias Estradeiras, Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), Mestre Caroço, Casa Madre Roselli, Apae NF + Apae Volta Redonda, Assistência Social + Merci Cia. de Dança, Casa da Criança, Colégio Estadual Canadá e Ascofri nas Escolas + Instituto Fribourg-Nova Friburgo.

Ainda desfilam a Secretaria Municipal de Educação, com representações das escolas Lafayette Bravo Filho, Iza Saippa Ranucci, Santa Paula Frassinetti, Jardel Hottz, Hélio Gonçalves Correa, Estação do Rio Grande, Dinah Lantimant Bravo, Odette Penna Muniz, Claudir Antônio de Lima e Padre Rafael; Grupo de Arte Sem Com Texto - De passagem, alas livres, Clube de Xadrez, conselheiros escolares, Sala de Leitura, De olho no Futuro, Cipa nas Escolas, Câmara Jovem, Projeto Siga, Amigos da Água, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Escola de Enfermagem.

Também participam do desfile o Educandário Miosótis, Escola Pensi, Levados da Breca, Assed, Banda Euterpe Lumiarense, Escola Firjan–Sesi, Inec Silvana Gym, Educandário Serrano, Colégio Serrano, União das Bandas das Assembleias de Deus, Movimento Desperta Débora, ex-alunos do Colégio Anchieta, Associação Pestalozzi, Coro Lírico Acrópolis, Humedica Brasil e Ponto de Cultura de Olaria.

Fri Festival: shows e gastronomia na Praça do Suspiro  

A Praça do Suspiro está sendo palco da festa comemorativa dos 205 anos de Nova Friburgo. O evento começou na última sexta-feira, 12, e se estende até esta terça-feira, 16, feriado municipal pelo aniversário.

Toda a programação do Fri Festival é gratuita, aberta ao público. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Nesta terça-feira, 16, se apresentam as bandas evangélicas Banda Cojenf e Diante do Trono, a partir das 18h.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: