Denúncia: ar comprimido sem funcionar no Raul Sertã

Prefeitura esclarece que realizou uma licitação para a aquisição de um equipamento mais moderno
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A VOZ DA SERRA recebeu denúncias sobre uma possível paralisação no sistema de ar comprimido de alguns setores do Hospital Municipal Raul Sertã ocorrida na segunda-feira, 29. Com isso, cirurgias emergenciais teriam sido paralisadas e a esterilização dos equipamentos precisou ser realizada no Hospital Serrano, vizinho ao Raul Sertã. Ainda de acordo com as denúncias, a estação de ar comprimido que funciona no maior hospital da rede pública da região é improvisada.

O que diz a prefeitura 

“Nesta segunda-feira, 29, o sistema de ar comprimido do Hospital Municipal Raul Sertã apresentou uma falha e precisou passar por manutenção corretiva. O processo de reparo foi acompanhado pela equipe da unidade, que monitorou de perto os setores dependentes desse sistema. Vale ressaltar que, na última semana, a Prefeitura de Nova Friburgo realizou uma licitação para a aquisição de um equipamento mais moderno. A decisão de substituir o atual se baseia no desgaste causado pelo aumento constante da demanda na unidade.”

A importância do ar comprimido

O sistema de ar comprimido possui funções muito diversas, inclusive, em ambiente hospitalar, pois ele é utilizado em funções que vão desde a limpeza do ambiente, transporte de medicamentos e documentos, e até mesmo no tratamento de determinadas doenças.

Durante alguns processos cirúrgicos, é necessário sedar totalmente o paciente. Contudo, é fundamental que ele continue respirando normalmente, caso contrário, podem ocorrer problemas gravíssimos e até mesmo a morte.

Por isso, essa é uma das funções mais importantes do ar comprimido dentro de um hospital: a ventilação mecânica. A importância do ar comprimido pôde ser observada, por exemplo, durante a pandemia de Covid-19, onde a maioria das unidades respiratórias do país estava lotada, o que causou sérios problemas de saúde pública.

Além da respiração mecânica, o ar comprimido também é utilizado para o funcionamento de determinadas ferramentas, aplicação de anestesias, inalação, etc. O ar comprimido nos hospitais pode servir para os serviços de manutenção. Afinal, é responsável pelo funcionamento de ferramentas pneumáticas. Os funcionários podem utilizar o ar comprimido também para realizar a limpeza dos ambientes, encher colchões e rodas de macas e cadeiras de rodas etc.

Manutenções

As manutenções tanto no compressor quanto na rede de ar comprimido são fundamentais. Afinal, caso não ocorram, alguns problemas podem passar despercebidos, tornando-se cada vez mais prejudiciais para o sistema no geral. É importante que todos os itens presentes no seu sistema tenham sido aprovados pelo órgão regulamentador, como a Anvisa. (Com informações do site Meu Compressor)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: