Dengue ou Covid? Veja diferenças e semelhanças entre as doenças

Febre, dores no corpo e dor de cabeça são alguns dos sintomas das duas doenças, mas Covid também pode causar dor de garganta, tosse e coriza
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue neste início de 2024. Febre, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são alguns dos sintomas da dengue — e da covid-19, que continua circulando por aí. As duas doenças são virais e têm alguns sintomas semelhantes. Então como diferenciar as duas?

Transmissão

Se pensarmos em transmissão, dengue e covid são bem diferentes: a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele pica uma pessoa contaminada, pega o vírus, pica outra pessoa e transmite a doença. Não passa de uma pessoa para outra. O que ajuda a evitar? Menos mosquito, repelente e cuidados em casa.

Na covid-19, a transmissão é pelo ar, por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Ou seja, passa de uma pessoa para outra. A recomendação do uso de máscaras continua valendo.

Sintomas

Já os sintomas, apesar de semelhantes, têm suas particularidades. Na dengue, o sintoma mais clássico é a febre alta, que aparece abruptamente no começo da infecção. A covid tem como característica os sintomas respiratórios. Vale lembrar que nas duas doenças existem também os casos assintomáticos (sem sintomas).

“A febre na dengue costuma ser mais alta, a dor no corpo costuma ser maior, dor articular é mais frequente, assim como dor atrás dos olhos, manchas na pele. Esses sintomas podem até aparecer na covid, mas é mais comum na dengue. A covid tem mais sintomas respiratórios, como tosse, secreção, dificuldade para respirar, que em geral a dengue não tem”, explica o infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

O médico ressalta que nem sempre dá para cravar que é uma doença ou outra. Para isso, existem testes que ajudam a fechar o diagnóstico. “O que ajuda muito a nortear é a epidemiologia da doença. Se a pessoa está com febre, dor de cabeça, dor nos olhos e sem sintomas respiratórios, a chance de ser dengue é enorme, porque estamos em uma alta temporada de circulação da doença”, comenta. 

Principais sintomas da dengue

  • Febre alta, superior a 38 graus;

  • Dor no corpo e articulações;

  • Dor atrás dos olhos;

  • Mal-estar;

  • Falta de apetite;

  • Dor de cabeça;

  • Manchas vermelhas no corpo.

Principais sintomas da covid

  • Tosse;

  • Dor de garganta;

  • Coriza;

  • Perda de olfato;

  • Dor abdominal;

  • Fadiga.

Vacina

Outra semelhança: existe vacina para as duas doenças. A diferença é que a vacina da covid está disponível para toda a população no Sistema Único de Saúde (SUS). Já a vacina da dengue atende um público menor: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em municípios definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira fase da vacinação, estão sendo priorizadas as crianças de 10 a 11 anos. A restrição na imunização contra a dengue ocorre por falta de doses. A vacina também está disponível na rede particular. No Estado do Rio, Nova Friburgo não integra a campanha. 

Diagnóstico e tratamento

Um diagnóstico mais preciso sobre as doenças pode ser obtido através dos testes. Para detecção da covid, é possível fazer o autoteste, teste rápido ou o RT-PCR. Já para a dengue, é possível fazer o teste rápido, sorologia ou o RT-PCR. Não tem autoteste.

Para tratar a febre, os dois medicamentos mais indicados são paracetamol e dipirona — os dois ajudam a amenizar dores e mal-estar. Caso a pessoa apresente outros sintomas ou febre alta e prolongada, ela deve procurar orientação médica. (Fonte: G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: