Dengue: focos do mosquito se proliferam pela cidade

Mesmo com o avanço da doença, parte da população ainda não se conscientizou. Veja como denunciar criadouros do Aedes aegypti perto de sua casa
segunda-feira, 04 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A redação de A VOZ DA SERRA continua recebendo diariamente várias reclamações de moradores de Nova Friburgo sobre potenciais focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, espalhados por vários bairros e distritos do município. De acordo com as denúncias, esses criadouros já poderiam ter sido extintos se, parte da população se conscientizasse evitando permitir que situações favoráveis à proliferação do mosquito continuem acontecendo.

Um morador do bairro Duas Pedras, por exemplo, informou que um terreno onde funcionou a quadra do bloco carnavalesco Raio de Luar, transformou-se num foco do mosquito, pois lá, segundo ele, existem, pelo menos 15 pneus de carros e caminhões amontoados acmulando água de chuva. “A vizinhança já acionou o setor responsável pelo combate à dengue, da prefeitura, a creche municipal que funciona bem próximo ao terreno também já pediu providências, mas, infelizmente, até agora nada. A alegação é que trata-se de uma propriedade particular e os agentes de endemias não podem entrar”, denunciou o leitor através de mensagem ao WhatsApp da redação do jornal, o 22 999 139 995. Outro leitor também procurou o jornal para denunciar que um prédio em construção, aparentemente com a obra paralisada, na Rua General Osório, também transformou-se num foco do mosquito da dengue.        

A redação procurou ontem, 4, a Prefeitura de Nova Friburgo para saber um balanço das atividades das equipes dos agentes de endemias no município, quantas visitas tem sido feitas e qual o roteiro de inspeções previsto para essa semana, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. 

Vale lembrar à população que denúncias sobre potenciais focos do Aedes aegypti devem ser feitas pelo telefone 22 - 2543 6293 (Subsecretaria de Vigilância em Saúde), mas as autoridades de saúde do município observam que a população também precisa fazer a sua parte, evitando lixo nos quintais, inspecionando calhas de telhados e objetos que podem acumular água em suas casas. 

Testagem 

Quem apresentar sintomas típicos da dengue como febre alta (até 40 graus) e intermitente que dure entre dois a sete dias, dores de cabeça e no corpo em geral, principalmente nas articulações e no fundo dos olhos, fadiga e mal estar em geral deve procurar atendimento médico sem se automedicar em casa. 

A rede pública de saúde oferece testes rápidos e gratuitos para detecção da dengue a partir do terceiro dia do aparecimento dos sintomas da doença. Os testes são realizados gratuitamente a partir de amostras de sangue colhidas em postos montados no Hospital Raul Sertã e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino, com funcionamento 24 horas por dia.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: