Dengue: duas mortes confirmadas em Nova Friburgo

Um terceiro óbito ainda está em investigação
terça-feira, 02 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: NIAID/Fotos Públicas)
(Foto: NIAID/Fotos Públicas)

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde confirmou nesta terça-feira, 2,  que Nova Friburgo tem dois óbitos por dengue confirmados, e um ainda em investigação aguardando resultado de exames laboratoriais pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Desses dois óbitos já confirmados, ambos são do sexo masculino, um na faixa etária de 60 a 69 anos e o outro na faixa etária de 70 a 79 anos.

A equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e o Comitê de Combate ao mosquito Aedes aegypti de Nova Friburgo destacam que continuam monitorando o cenário epidemiológico no município e promovendo ações de enfrentamento que incluem a capacitação de servidores públicos e comunidade, realização de mutirões de limpeza nos bairros e distritos e verificação de focos do mosquito, remoção de veículos abandonados nas ruas da cidade e as visitas domiciliares feitas pelas equipes de agentes de combate às endemias.

Vale lembrar à população que denúncias sobre potenciais focos do Aedes aegypti devem ser feitas pelo telefone 22 - 2543 6293 (Subsecretaria de Vigilância em Saúde), mas as autoridades de saúde do município observam que a população também precisa fazer a sua parte, evitando lixo nos quintais, inspecionando calhas de telhados e objetos que podem acumular água em suas casas.

Testagem 

Quem apresentar sintomas típicos da dengue como febre alta (até 40 graus) e intermitente que dure entre dois a sete dias, dores de cabeça e no corpo em geral, principalmente nas articulações e no fundo dos olhos, fadiga e mal estar em geral deve procurar atendimento médico sem se automedicar em casa. 

A rede pública de saúde oferece testes rápidos e gratuitos para detecção da dengue a partir do terceiro dia do aparecimento dos sintomas da doença. Os testes são realizados gratuitamente a partir de amostras de sangue colhidas em postos montados no Hospital Raul Sertã e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino, com funcionamento 24 horas por dia.

Dados do último boletim 

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo em 26 de março (referente ao período de 1º/01 a 26/03), o município contabilizava 1.565 casos notificados, sendo 870 positivos e 695 negativos. Os dados podem sofrer alterações. 

Governo do Estado mantém decreto de epidemia

A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) decidiu manter em vigor o decreto que classifica como epidemia por dengue a evolução de casos da doença no Estado do Rio de Janeiro. Embora os municípios tenham autonomia para declarar e revogar os próprios decretos sobre epidemias em seus territórios, os parâmetros epidemiológicos avaliados diariamente pelos técnicos do Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ ainda indicam alto número de casos e taxa de incidência da doença, que continua acima de 1.000 casos por 100 mil habitantes na maioria dos municípios fluminenses.

A SES-RJ alerta ainda que o Estado do Rio de Janeiro ainda se mantém no nível 3, o mais alto na escala que configura Emergência em Saúde Pública, apresentando ainda um excesso de casos de dengue dez vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano. Ainda que haja uma desaceleração de registros de casos prováveis em algumas regiões do estado, o que sugere a tendência de queda, o número ainda é considerado alto. Mais de 171 mil registros foram feitos até 28 de março, incluindo 71 mortes por dengue confirmadas. Além disso, os técnicos estaduais ressaltam que ainda há óbitos em investigação.

Os dados da epidemia de dengue, assim como demais informações, podem ser acessados no painel Monitora RJ (monitorar.saude.rj.gov.br), na aba Arboviroses. A SES-RJ mantém monitoramento diário da situação da dengue em todo o estado e vai continuar avaliando e analisando os números para tomar qualquer decisão. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: