Dengue: cerca de 4 mil pessoas internadas por mês no Brasil

Procura por vacina aumenta na rede privada e farmácias
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)
De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), colhidos até dezembro de 2023, cerca de 4 mil pessoas são internadas mensalmente em todo o Brasil com dengue clássica ou hemorrágica nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, este número não reflete a situação atual, pois nas duas primeiras semanas do ano, os casos de dengue no país mais que dobrou em relação ao mesmo período em 2023: foram 120,8 mil casos agora ante 44,7 mil no ano passado. 

Para crianças abaixo de 10 anos, adolescentes acima de 14 anos, adultos e idosos, ainda não há previsão do início da vacinação gratuita
Em 2023, o Brasil registrou 1,6 milhão de diagnósticos de dengue e 1.094 óbitos — foi o ano com maior número de mortes causadas pela doença. Até então, 2022 foi o ano com o maior registro de vítimas: 1.079. As internações devido à doença no ano passado custou R$ 19,7 milhões ao Poder Público; agora, o aumento de casos neste início de ano, preocupa a União e os governos estaduais e municipais.

Desde o início deste ano, 12 pessoas morreram por causa da dengue, de acordo com dados do MS. Para tentar parar o avanço da doença, governos e prefeituras vêm tomando medidas de prevenção enquanto aguardam a vacina: mutirões de limpeza e fumacê, tendas para atendimento aos doentes e campanhas de incentivo ao combate. 

Vacina

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer a vacina, mas sofre com baixa quantidade de doses na rede pública. Nos últimos três meses (entre novembro e janeiro) a procura pelo imunizante contra a dengue aumentou em até 400% nas farmácias. O início das aplicações na rede pública, estão previstas para começo de fevereiro, com prioridade para o público de 10 a 14 anos em regiões com alta transmissão da doença.

São 521 municípios em 16 estados atendidos neste primeiro momento. Foram destacadas cidades de mais de 100 mil habitantes em todas as regiões do Brasil, que sofrem com alta transmissão de dengue; 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas neste ano. Para 2025, segundo o ministério, serão 9 milhões de doses.

Para crianças abaixo de 10 anos, adolescentes acima de 14 anos, adultos e idosos, ainda não há previsão do início da vacinação gratuita. Em hospitais da Rede D'Or pelo país, por exemplo, os casos da doença dispararam 307% neste janeiro em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: