Daqui a três quintas-feiras, já será primavera

Até lá ainda são esperadas mais duas frentes frias, neste inverno de ondas de ar polar
quinta-feira, 01 de setembro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Arco-íris neste fim de agosto na Ponte da Saudade (Foto do leitor Antonio Balmant)
Arco-íris neste fim de agosto na Ponte da Saudade (Foto do leitor Antonio Balmant)

Setembro começa com sol, ar seco e temperatura em elevação, com previsão de calor na segunda quinzena do mês.  Aos poucos vão saindo de cena as cerejeiras, os ipês, as azaléias…. e roubando os holofotes rosas, buganvílias, jasmins, lírios e violetas. A primavera chega oficialmente daqui a três quintas-feiras, às 22h04 do próximo dia 22. 

Quem for ao Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira, 2, após dois anos de pandemia, pode enfrentar alguma chuva  neste fim de semana. 

O inverno de 2022, como antecipou A VOZ DA SERRA, vem sendo marcado não pelo frio constante, mas por ondas de frio.  A atual estação, que começou  às 6h14  de  21 de junho, chegou com temperaturas amenas, variando entre 11 e 19  graus. A previsão dos meteorologistas era só esfriar mesmo na virada de junho para julho, o que de fato aconteceu.

 A primeira onda de frio intenso do ano chegou na segunda quinzena de maio, seguida de mais duas em junho, ainda no outono. Já sob a gestão do inverno, a primeira onda de frio só  chegou com força no início de julho, depois na primeira quinzena e outra no fim do mês.  Durante o mês de agosto, apesar das  temperaturas altas, acima da média, por causa de um bloqueio atmosférico, o mês teve quatro frentes frias fortes, suficientes para provocar condições para geada em áreas de altitude e descampadas.

Nesta reta final do inverno, ainda há chance de mais duas ondas de frio. Com o gradual aquecimento da atmosfera, a chance de massas polares muito intensas passa a ser menor a partir de agora. Porém, de acordo com o Climatempo, modelos meteorológicos vêm apresentando grande oscilação, impossibilitando o descarte total de alguma massa de ar polar mais forte neste final do inverno.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima