Cuidados na alimentação das crianças no verão

Nutricionista alerta para os excessos do período e dá dicas de como manter o equilíbrio e bem estar durante as férias
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Cuidados na alimentação das crianças no verão

O período de férias costuma ser de grande expectativa para as crianças, com o tanto de diversão que elas contam ter juntamente com os primos e amigos. Além de reunir famílias e parentes distantes, os encontros propiciam a oportunidade também de provar cardápios diferentes e conhecer as novidades gastronômicas. Por isso, desfrutar dos novos sabores e, ao mesmo tempo manter uma alimentação saudável é um desafio para pais e responsáveis.

Para a nutricionista Gizelle Machado Bogarin, do Marista Escola Social Ecológica, a alimentação inclui também as dimensões sociais e culturais, gerando, é claro, uma memória afetiva desses momentos. 

“Todos esses aspectos influenciam por completo a saúde e o bem-estar, entendendo o ato de comer como de prazer e criador de memórias. Mesmo em datas comemorativas, por exemplo, próprias do fim de ano, é importante manter a rotina alimentar padrão, aproveitar as férias escolares para estimular as crianças a desenvolverem uma relação saudável com os alimentos, optar por equilíbrio em vez de restrição”, explica. 

Na hora de definir as compras para as férias, o guia alimentar da população brasileira contribui para as escolhas alimentares que beneficiam toda a família. A recomendação é utilizar mais alimentos in natura, ou minimamente processados, consumir com cautela óleos, fermentados e farinhas, gorduras, açúcar e sal, e evitar ultraprocessados, refrigerantes e doces. 

Equilíbrio é a palavra chave

Muitos acreditam ser difícil manter uma alimentação saudável durante esse período, mas, para Gizelle, essa pode ser uma ótima oportunidade para conversar e ensinar as crianças sobre a importância da alimentação.

“Como as crianças estão de férias, permita que seu filho participe da compra, separação, higienização e ao servir a mesa. Desta forma poderá ensiná-lo sobre escolhas alimentares adequadas e tudo mais. Cada refeição é única, por isso é muito importante estar presente, sem eletrônicos por perto. É importante aproveitar a ocasião, às vezes, rara, para confraternizar com familiares e amigos, além de degustar cada alimento com calma, para se sentir saciado e assim evitar consumir mais do que o necessário”. 

Segundo Gizelle, além de desenvolver uma relação de prazer e equilíbrio com o alimento, vale a pena se permitir explorar os sentidos e apreciar todos os sabores. Confira algumas dicas da nutricionista para os pais e responsáveis nesse período:

Verão — O clima favorece atividades ao ar livre, caminhadas, corridas com as crianças, brincadeiras com bola e na água; exercícios físicos contribuem para o bem estar de toda a família;

Água — Consumir no mínimo dois litros de água por dia é um dos fatores que auxiliam no metabolismo e na hidratação necessária durante todo o período; 

Refeições — Realizar diversas refeições ao longo do dia para não ficar esfomeado e depois exagerar nas quantidades; além de evitar pular refeições, fazer lanchinhos saudáveis com frutas e alimentos naturais;

Tranquilidade — O dia a dia repleto de atividades torna a rotina da família atribulada, então aproveite a temporada  para sentar à mesa, comer com calma, conversar, inclusive com as crianças, e saborear a refeição;

Opções saudáveis — Para acompanhar carnes magras, escolhas de saladas, verduras e frutas são as combinações perfeitas para a estação mais quente do ano. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: