Crianças com TEA poderão ter acompanhante nas escolas

Projeto de lei foi apresentado na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo
quinta-feira, 04 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei, de autoria do vereador Isaque Demani, que assegura à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito de ingresso e permanência do seu acompanhante terapêutico nas escolas públicas e privadas de Nova Friburgo para sua assistência individualizada. De acordo com o projeto, entende-se por acompanhante terapêutico o profissional capacitado para a efetiva implementação da ciência de Análise do Comportamento Aplicada ou outra abordagem terapêutica comprovada cientificamente. 

A proposta, discutida em plenário, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Contudo, antes da segunda discussão, Demani se propôs, junto ao Conselho Municipal de Educação, aprofundar o tema através de um grupo de estudo. Para usufruir do direito assegurado nesta lei os responsáveis do aluno com TEA deverão apresentar à escola um laudo médico comprobatório da necessidade de acompanhamento terapêutico individualizado, bem como plano de trabalho e intervenção do acompanhante terapêutico, contendo cronograma de metas, os objetivos e a metodologia de intervenção e a carga horária assistencial. O projeto garante ainda ser vedado ao acompanhante terapêutico interferir no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

O projeto destaca que os acompanhantes terapêuticos são profissionais cuja atuação remonta ao processo de desinstitucionalização da saúde mental, a partir da década de 1950 no período que sucedeu à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Nesse contexto, o termo acompanhante terapêutico passou a intitular os especialistas que atuavam fora das práticas clínicas tradicionais dos consultórios.

Sendo as escolas ambientes nos quais as crianças e jovens têm a oportunidade de aprender e se desenvolver de várias maneiras, e com a grande demanda nas escolas de ensino regular para alunos com deficiências ou dificuldade no desenvolvimento/transtornos, essa necessidade de acompanhamento migra da área da saúde para a educação, implicando na atuação dos acompanhantes terapêuticos nas escolas, de forma a complementar o suporte dos professores, que não possuem uma qualificação, formação e orientação adequados para atender a demanda da inclusão.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: