Covid volta a apresentar tendência de alta na transmissão

Taxa de positividade de testes antígeno se aproxima de 30%. Nova Friburgo reforça postos de testagem
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) retomou nesta sexta-feira, 23, a divulgação do Panorama da Covid-19. A decisão foi tomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectarem um aumento dos índices da doença na Região Metropolitana e no interior. A análise considera os dados registrados desde o início do ano e aponta alta sustentada em indicadores como a taxa de positividade, tanto de antígeno quanto de RT-PCR.

Na primeira semana epidemiológica do ano (31/12/23 a 06/01/24), 10,5% dos 6.487 testes de antígeno realizados na rede pública tiveram resultados positivos. Já na semana epidemiológica 7 (11/02 a 17/02), foram 14.419 testes, com taxa de positividade de 29,9%. Em relação ao RT-PCR, a positividade passou de 10,3%, na primeira semana epidemiológica, para 43,3% na semana sete.

“O retorno do crescimento dos índices de infecção por Covid-19 preocupa. Por isso, retomamos a divulgação do boletim. Com ele, a sociedade pode acompanhar mais de perto a situação e permanecer em alerta. É importante manter a vacinação em dia”, explica Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde.

Os atendimentos por síndrome gripal nas UPAs da rede estadual também cresceram. Em janeiro, foram registrados 8.257 atendimentos. Já em fevereiro, nos primeiros 17 dias do mês, foram contabilizados 9.084 atendimentos por síndrome gripal.

Apesar do aumento dos demais indicadores precoces da Covid-19, as solicitações de leitos para tratamento da doença não aumentaram ao longo de 2024. Os idosos continuam sendo os que mais se internam por conta do vírus.

Vacinação e testes

A SES-RJ reforça a importância de manter as doses de reforço da vacina contra a Covid em dia para evitar casos graves e óbitos pela doença. Pessoas com 18 anos ou mais devem tomar duas doses de reforço. Aquelas entre 12 anos e 17 anos, uma dose de reforço. Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.

Em Nova Friburgo, a vacinação contra a Covid acontece nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, de segunda a sexta-feira. Já os testes são realizados, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nos postos do Suspiro, Olaria, São Geraldo e Conselheiro Paulino. A partir desta segunda-feira, 26, haverá testes também, das 9h às 15h, nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar, Mury, Campo do Coelho, Amparo, Riograndina e Nova Suíça. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: