Covid-19: projeto da UFF Friburgo busca combater fake news

“Corona UFF – caiu na rede” foi elaborado exclusivamente para as mídias sociais, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

“Boldo cura coronavírus”, “Uma vacina para cachorro evita Covid-19”, “Cigarro atua no combate a Covid”. Essas são três das inúmeras fake news divulgadas ao longo dos últimos meses com relação a pandemia. Um dos grandes males dessa década, as fake news (notícias falsas), tem circulado em muitas redes sociais e confundido a população. Por isso, alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo vão ajudar a combater notícias falsas sobre o coronavírus através do projeto de extensão “Corona UFF – caiu na rede” que foi elaborado exclusivamente para as mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população relacionadas à pandemia.

De acordo com Marcos Alex Mendes, professor da UFF que coordena o projeto, a ideia é oferecer informações qualificadas e com credibilidade científica. “Precisamos levar orientações às pessoas no enfrentamento da pandemia nas mídias sociais, com a oferta de informações que sejam baseadas em evidências científicas. É um trabalho que auxilia a população, neste momento complicado pelo qual passamos, e ajuda a combater as fake news”, garante. 

O “Corona UFF – caiu na rede” disponibiliza imagens e textos que explicam conceitos científicos, como o nome ‘coronavírus’, e informações relacionadas à pandemia, como a forma de transmissão, o modo de realização de testes e como se portar durante a reabertura gradual. Os internautas podem fazer perguntas aos responsáveis diretamente no perfil do projeto.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, um recente estudo, conduzido por Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), identificou as principais fake news relacionadas à Covid-19, recebidas pelo aplicativo “Eu Fiscalizo”, entre março e maio no país.

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: UFF | coronavírus