Contorno de Lumiar: obras devem ser concluídas no início do ano que vem

Intervenção executada pelo DER-RJ vai tirar do centro do distrito o tráfego de veículos em direção ao litoral
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Governo do Estado do RJ)
(Fotos: Governo do Estado do RJ)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) está finalizando uma obra há muito tempo esperada pelos moradores e comerciantes do distrito de Lumiar: o contorno da rodovia RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a conhecida Estrada Serramar, no centro do distrito. Com a obra, os motoristas que se dirigem aos municípios da Região dos Lagos, não precisarão mais ter que passar pelo centro do distrito congestionando as ruas estreitas e a Praça Carlos Marchon, principalmente nos fins de semana de verão e feriadões. A intervenção no local era esperada há mais de dez anos. 

Com investimento de R$ 16,9 milhões, foram executadas obras de terraplanagem, drenagem, contenção de encostas, pavimentação e construção de ponte. A inauguração do contorno de Lumiar está prevista para o início de 2024.

“Essa é uma obra que vai levar desenvolvimento para Lumiar, que sempre foi reconhecido pela sua vida bucólica, atraindo turistas de vários estados brasileiros. Com a obra, o trânsito da RJ-142, principal ligação entre as regiões Serrana e dos Lagos, vai ser retirado do centro do distrito, devolvendo aos moradores a paz e tranquilidade que são os principais atrativos para aqueles que visitam Lumiar”, observa o presidente do DER-RJ, Pedro Ramos.

Além do contorno de Lumiar o Governo do Estado do Rio de Janeiro concluiu recentemente na RJ-142, por meio do DER-RJ, a recuperação do microrevestimento asfáltico do trecho entre os quilômetros 23 e 32, já entregues, além de contenção em trechos da via entre os distritos friburguenses Mury e Lumiar.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: