Consumo de tabaco diminui no mundo, mas 1,25 bilhão ainda fumam

Queda no Brasil é de 35%. País se tornou um dos “líderes mundiais” na redução do tabagismo
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Organização Mundial de Saúde divulgou nesta semana as últimas estimativas do relatório de tendências sobre o consumo de tabaco. Segundo a OMS, o consumo de fumo vem diminuindo ao longo dos anos: em 2022, um em cada cinco adultos em todo o mundo era fumante, menos do que em 2000, quando esse número era de um em cada três. 

No entanto, o mundo ainda tem hoje cerca de 1,25 bilhão de fumantes, sendo que o tabaco é responsável pela morte de mais de oito milhões de pessoas por ano. O novo relatório da organização apontou que o Brasil obteve redução de 35% desde 2010, acompanhando a tendência global, com tendências em 2022 apontando um declínio contínuo de consumidores. 

Consumidores 

Os últimos dados apontam que cerca de um em cada cinco adultos em todo o mundo consome tabaco, em comparação com um em cada três em 2000. O relatório mostra que 150 países estão reduzindo com sucesso o consumo de tabaco. Além do Brasil, a Holanda também teve sucesso na implementação de medidas de controle de tabaco, reduzindo o consumo em quase 30%.

A OMS pede que os países continuem implementando políticas de controle e continuem a lutar contra a interferência da indústria do tabaco. Atualmente, o sudeste asiático tem a maior porcentagem de população que usa tabaco, 26,5%, e a região Europeia não fica muito atrás, com 25,3%. 

O relatório aponta que, até 2030, a Europa deverá ter as taxas mais altas do mundo, com uma prevalência de pouco mais de 23%. As taxas de consumo de tabaco entre as mulheres europeias são mais do que o dobro da média global e estão diminuindo muito mais lentamente do que em todas as outras regiões.

Meta global

Embora os números tenham diminuído constantemente ao longo dos anos, o mundo chegará a uma redução relativa de 25% no consumo de tabaco até 2025, perdendo a meta global voluntária de 30% de redução em relação à linha de base de 2010. Apenas 56 países em todo o mundo atingirão essa meta, uma redução de quatro países desde o último relatório em 2021.

A prevalência do uso do tabaco mudou pouco desde 2010 em alguns países, enquanto seis países ainda estão vendo o aumento do uso do tabaco: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e Moldávia. 

Cuidados com o futuro

A OMS pede aos países que acelerem os esforços para o controle do tabaco, pois ainda há muito trabalho a ser feito. Estudos mostram que os esforços para proteger a política de saúde contra o aumento da interferência da indústria do tabaco se deterioraram em todo o mundo. Pesquisas nacionais mostram consistentemente que crianças de 13 a 15 anos na maioria dos países estão usando produtos de tabaco e nicotina. Para proteger as gerações futuras e garantir que o consumo de tabaco continue a diminuir, a OMS dedicará o Dia Mundial sem Tabaco deste ano à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco. 

Destaque dos números do relatório

  • 150 países estão conseguindo reduzir o uso do tabaco;

  • O Brasil está entre os países que se destacam na diminuição do consumo:

  • O sudeste asiático tem maior porcentagem de população tabagista: 26,5%, com a Europa atrás: 25,3%.  

(Fonte: news.un.org)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: