Conselho Tutelar: novos membros eleitos ano passado tomam posse em cerimônia

Em Nova Friburgo, dez conselheiros irão defender os direitos das crianças e adolescentes. Mandato será de quatro anos
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Secom/NF)
(Foto: Secom/NF)

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomarão posse na quarta-feira, 10, nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Em Nova Friburgo, a cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e, na ocasião, foram investidos dez conselheiros eleitos em 1º de outubro do ano passado. Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Cláudio Augusto Vieira, as cerimônias de posse representaram “mais do que um evento  formal, um compromisso coletivo com o futuro da nação, que reforça a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais justa e segura para as gerações que estão por vir”.

As eleições de outubro utilizaram, pela primeira vez em todo o Brasil as urnas eletrônicas, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, graças a uma intensa campanha de comunicação, a mobilização resultou no comparecimento de mais de três milhões de pessoas às urnas, número que representa aumento de 25,8% na participação de eleitores das capitais do país, em relação ao pleito ocorrido em 2019.

Diante desse cenário, a expectativa do secretário nacional é que as autoridades locais e a sociedade estejam “comprometidas em fornecer os recursos necessários para que os conselheiros tutelares desempenhem suas funções de maneira eficaz”. Nesse sentido, acrescenta, a integração com outros órgãos e a promoção de parcerias serão “fundamentais para superar os desafios e fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência”.

Nova Friburgo 

A cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Nova Friburgo foi prestigiada pelo prefeito Johnny Maycon, o secretário Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas para a Juventude, Diego Asth, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roseni de Almeida Silva, membros da comissão e vereadores. 

Os novos conselheiros tutelares são: Cláudia Luz Carvalho Ramos de Oliveira, Ana Letícia Amorim de Souza, Kettellenn Machado da Silva Marciano, Kevin Souza Thurler, Raquel Borges Stelet, Marcia Fernandes de Andrade da Silva, Kathiane Peixoto Santana de Oliveira, Rodrigo Rodrigues dos Santos, Josiana Duarte Teixeira Mendonça e Priscila Ferreira Martins. Já os suplentes são: André Henry Pires Júnior, Lidiane Silva dos Santos Rocha, Elizângela Rodrigues de Oliveira Silva, Cinthia Lopes Melhorance, Bárbara Lima Ribeiro Plácido, Paula Combat Raphael, Jefferson Pacheco, Amanda Salgado Alves, Lorraine Frotté Cordeiro e Gabriela da Conceição de Souza Azevedo. Eles foram eleitos com o aval de 7.211 friburguenses que foram às urnas. Com um mandato de quatro anos (2024-2027). (Com informações da Agência Brasil)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: