Conselho Municipal de Saúde quer ser ouvido pela atual gestão

Impasse com a prefeitura atrasa elaboração de plano essencial para Nova Friburgo continuar recebendo recursos da União
quinta-feira, 25 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Conselho Municipal de Saúde quer ser ouvido pela atual gestão

Azedaram de vez as relações, que deveriam ser colaborativas, entre os membros do Conselho Municipal de Saúde e a atual gestão municipal. No último dia 15, o conselho, após votação interna por unanimidade, enviou um ofício à Prefeitura de Nova Friburgo comunicando o trancamento de sua pauta. Ou seja, segundo explicou o presidente da entidade, Roberto Monnerat, em vídeo gravado em rede social, não se discute mais nenhum assunto de interesse do governo enquanto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde não retomar o diálogo.

“Há um menosprezo por parte da atual gestão em relação ao conselho, não sabemos se por falta de conhecimento ou por arrogância. Não somos problema nem obstáculo; tentamos mostrar caminhos viáveis para o bem da saúde pública e da população”, diz o membro do conselho no vídeo.

Com a pauta trancada, o conselho não delibera, por exemplo, sobre o Plano Municipal de Saúde, que já deveria ter sido elaborado em 2021 para ser executado a partir deste ano e é fundamental para o município continuar recebendo recursos do Governo Federal para a pasta.  O Plano Municipal de Saúde sistematiza as propostas de ação em relação às demandas da população de cada cidade, e por isso precisa da participação do conselho. 

Notificação e contranotificação

Diante do impasse, a Procuradoria Geral do Município enviou ao conselho uma notificação extrajudicial exigindo o imediato destrancamento da pauta e o comparecimento dos membros a uma audiência pública na noite do último dia 19 na Câmara de Vereadores que daria andamento à elaboração do Plano Municipal de Saúde. A audiência terminou indefinida devido à ausência do conselho. 

Em resposta, o Conselho de Saúde enviou uma contranotificação de sete páginas, na qual insiste em manter a pauta trancada e pede para ser ouvido com mais atenção e respeito pelos gestores da saúde. No documento, o conselho lembra de sua autonomia e afirma que o Plano Municipal de Saúde precisa ser amplamente debatido antes de chegar à Câmara.

“Fomos surpreendidos pela prefeitura por achar que somos submissos. Fomos intimidados”, diz Roberto no vídeo, queixando-se de que a equipe técnica da pasta da Saúde ignorou o convite para uma reunião. Apesar da pauta trancada, a ação fiscalizadora da comissão continua, enfatiza Roberto. 

“Nosso papel, pelo qual nada recebemos, é fiscalizar o uso do dinheiro público e olhar pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde de Nova Friburgo está um caos, por ações desastrosas do governo. Em 90 dias de trabalho, enviamos mais de 100 ofícios à prefeitura pedindo explicações, e nem 20% deles foram respondidos”, acusa o presidente do Conselho de Saúde. A VOZ DA SERRA conversou ontem, 25, com Roberto, que confirmou as informações e lamentou a falta de diálogo com prefeitura.

A formação do conselho

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes do governo, profissionais prestadores de serviço da saúde e usuários. Seu papel é atuar na formação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. 

Em 4 de março deste ano, a prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico o resultado da nova composição do Conselho Municipal de Saúde. A convocação dos interessados em integrá-lo começou em outubro de 2021 e, em seguida, houve a concessão de um novo prazo, com o objetivo de atingir um número maior de inscritos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo