Conselheiro Paulino comemora 69 anos nesta quinta

Moradores elencam os pontos positivos e apontam o que precisa melhorar
quinta-feira, 07 de janeiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Conselheiro Paulino: distrito mais populoso  de Nova Friburgo comemora 69 anos (Fotos: Henrique Pinheiro)
Conselheiro Paulino: distrito mais populoso de Nova Friburgo comemora 69 anos (Fotos: Henrique Pinheiro)

Esta quinta-feira, 7, é dia de festa no sexto distrito friburguense. Conselheiro Paulino completa 69 anos! É a região mais populosa do município e também a que concentra a maior parte da classe trabalhadora e do polo industrial. Elevado à categoria de distrito em 7 de janeiro de 1952, através da lei 1.428, assinada pelo então governador estadual Amaral Peixoto, na época, a localidade era conhecida como Fazenda da Ponte de Tábuas, mas ganhou um novo nome, em homenagem a uma figura emblemática: o conselheiro Paulino José de Souza.

O distrito concentra importantes fábricas do setor metalmecânico — como as metalúrgicas Stam, União Mundial e 3F — cujo carro-chefe são as fechaduras. Outras grandes empresas locais também estão baseadas em Conselheiro Paulino, como a Friburgo Auto Ônibus (Faol), confecções de moda íntima e distribuidoras de alimentos e bebidas.

Uma das regiões mais importantes de Nova Friburgo, o distrito é composto por cerca de dez bairros e loteamentos que reúnem mais de 44 mil habitantes: centro de Conselheiro Paulino, Fazenda da Laje, Jardim Califórnia e Barão, Jardinlândia, Jardim Ouro Preto, Prado, Rui Sanglard, Santo André, São Cristóvão e Lazareto, São Jorge e Três Irmãos. Por conta da pandemia, as festividades do aniversário estão suspensas, mas nem por isso, os moradores deixaram de elogiar a grande estrutura da localidade.

Prós e contras 

É unânime que o principal ponto positivo da região é a variedade de serviços disponíveis. Conselheiro possui agências bancárias, grandes supermercados, farmácias, unidades de saúde, escolas e restaurantes. Os moradores consideram o distrito autossuficiente e afirmam que só necessitam sair do distrito para realizar algo, somente em casos especiais ou para entretenimento.

É este quesito que deixa a desejar na região, segundo os moradores. Para eles, ter atividades de lazer, um espaço destinado para que crianças e adultos possam se divertir é fundamental. João Pedro Borges, tem uma banca no centro de Conselheiro Paulino. De frente para a Praça Lafayette Bravo (avô do prefeito anterior, Renato Bravo), João Pedro gostaria que a atual gestão voltasse a promover eventos no logradouro.

“Antes tínhamos diversos eventos nesta praça, era algo constante. Atualmente, não temos mais esse tipo de distração. Tínhamos o tradicional presépio de Natal, festas com barraquinhas, o coreto era utilizado para essas festividades e acho que não deve mais acontecer isso. Será importante ter a volta desses eventos aqui”, desejou João Pedro.

Moradora há 15 anos em São Geraldo, dona Maura Carrilho da Silva, frequenta assiduamente o distrito de Conselheiro Paulino, e comemora que o distrito seja dotado de uma infraestrutura que lhe permite resolver o que precisa sem ter que ir ao centro. A crítica fica, principalmente por conta do serviço de transporte público que, em sua opinião, poderia ser melhor - também em Conselheiro - e confia que a nova gestão do prefeito Johnny Maycon possa melhorar o serviço. “Lá no loteamento Nova Esperança, onde moro, estamos descendo e subindo a pé. Não tem ônibus lá. Meu marido tem problemas cardíacos e não poderia fazer esse tipo de esforço e eu não tenho mais idade para subir isso com peso.” 

Norrarha Santos e Maya Monteiro quando avistaram nossa equipe logo se prontificaram a dar seus depoimentos. Do interior de suas casas, elas falaram como estavam satisfeitas de morar no distrito e elogiaram a tranquilidade do local, mas também fizeram ponderações do que poderia ter uma atenção especial da nova gestão.

“Gosto de morar aqui por ser bem tranquilo. Me sinto segura, nunca tive qualquer problema. Acho que o posto de saúde do distrito (Waldir Costa) poderia ser mais bem assistido, assim como a pracinha que deveria ter mais brinquedos para as crianças, e claro, é urgente que os buracos sejam tapados. A subida para o cemitério Trilha do Céu, na Fazenda da Laje, está bem perigosa e precisa de uma intervenção urgente, mas no geral, estamos satisfeitas de morar aqui”, disseram.

Prioridades 

De acordo com o subprefeito de Conselheiro Paulino, Américo Batista Canutt, a prioridade da atual gestão será a manutenção de todo distrito, com ênfase na limpeza e capina de ruas e praças, além das vias públicas em geral. “Também faremos uma operação para substituir as manilhas com problemas, que devido as fortes chuvas desse período danificam as pavimentações. Pretendemos conscientizar a população a não descartar lixo nas ruas, evitando, assim, a repetição do nosso trabalho mensal para desentupir as bocas de lobos. Além dos projetos, não faltará empenho, dedicação, e muito trabalho da minha parte e de toda a equipe. Nosso foco é servir da melhor maneira possível a população”, disse o subprefeito.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: