Concessionária já faz ligações sem exigir RGI para loteamentos consolidados

De acordo com o vereador Joelson do Pote, a exigência do Registro de Imóveis era uma solicitação do Ministério Público Estadual, de janeiro de 2021
sexta-feira, 19 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Antes mesmo da nova recomendação sair, a concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, a Energisa está realizando ligações de novos padrões de luz em loteamentos consolidados. A informação foi confirmada pela empresa nesta sexta-feira, 19.

Segundo o vereador Joelson do Pote, essa era uma reivindicação da população friburguense. Isso porque, em 2021, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) fez uma recomendação para que fosse exigido o Registro Geral de Imóveis (RGI) para novas instalações de energia elétrica no município de Nova Friburgo. O intuito, segundo a recomendação do MP-RJ, era evitar a proliferação de novas construções habitacionais em áreas com risco de desastres naturais, como deslizamentos de encostas e enchentes. 

Segundo o vereador Joelson do Pote, a exigência atingia loteamentos consolidados, como o bairro Nova Suíça, onde de acordo com o parlamentar, ele, 50% dos imóveis não têm RGI. “A única exigência que continua é para loteamentos recentes, aqueles que as pessoas vendem terrenos e lotes sem infraestrutura, sem legalização”, informou o vereador.

O que diz a prefeitura

A VOZ DA SERRA procurou a Prefeitura de Nova Friburgo para repercutir o fato. Em nota, o município informou que “ainda não tomou conhecimento sobre alteração e/ou nova recomendação realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e dos seus possíveis critérios.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: