Concessionária de energia registrou mais de 40 mil raios no ano passado

Distribuidora utiliza meteorologia para traçar planos de atuação no período chuvoso
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Energisa)
(Foto: Divulgação/Energisa)

Mais de 40 mil raios foram registrados em 2023 somente em Nova Friburgo, um aumento de mais de 37% se comparado com 2022. Como esperado para esta época do ano, as chuvas típicas de verão costumam ser mais intensas e acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Dessa forma, a concessionária de energia elétrica do município, a Energisa Minas Rio tem se preparado para enfrentar as emergências desse período, investindo cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além de contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento do fornecimento de energia com rapidez e segurança.

“Investimos em um avançado Centro de Operações Integrado, que faz o monitoramento contínuo das condições do sistema elétrico e do volume de chamados, operando 24 horas por dia. Esse centro tem a capacidade de ativar um plano de contingência, o qual estabelece previamente as medidas a serem tomadas para diferentes níveis de situações. Isso inclui a possibilidade de mobilizar equipes adicionais para lidar com chamados de emergência, garantindo uma resposta eficiente em diversas circunstâncias.”, explicou a coordenadora do Centro de Operações da concessionária, Luciana Acácio.

Nesse período de maior volume de chuvas, os riscos aumentam e por isso, qualquer situação anormal que seja identificada como a falta de luz, fios baixos, caídos, ou mesmo objetivos próximos ou sob a rede, a Energisa deve ser imediatamente acionada. “Estamos empenhados em minimizar ao máximo as interrupções, que possam vir a ocorrer devido as chuvas. Nesses momentos, o sistema elétrico está mais suscetível a fatores externos, tais como chuvas intensas, raios, ventos fortes e quedas de árvores”, afirmou a coordenadora.

Uma das principais recomendações da concessionária é manter distância de fios soltos na rua e comunicar imediatamente, pois o cabo pode estar energizado e causar grave acidente. Além disso, ao encontrar um cabo partido, não se deve utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o fio, devido ao risco de choque elétrico. É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.

Para ajudar a garantir a segurança, a concessionária reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos. Confira:

  • Mantenha-se em local seguro e evite atividades ao ar livre;
  • retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
  • sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
  • não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais;
  • quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
  • evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
  • se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Mantenha distância e acione imediatamente a concessionária.

Se necessário, entre em contato, por meio dos canais digitais: 

  • Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
  • Agência Digital: energisa.com.br
  • Atendente virtual (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
  • Call Center: 0800 032 0196.

Previsão para Nova Friburgo

(Fonte: Climatempo)

Até esta quarta-feira, 17, já choveu 141 milímetros em Nova Friburgo, o que representa 42% da média normal para o mês, de acordo com dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Um sistema de alta pressão atmosférica atua sobre o Sudeste do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a formação de grandes áreas de instabilidade. O calor aumenta em toda a região. 

  • Quinta-feira, 18: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 16 graus e máxima de 28.
  • Sexta-feira, 19: Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Mínima de 17 e máxima de 26.
  • Sábado, 20: Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Mínima de 16 e máxima de 24 graus.
  • Domingo, 21: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima de 16 e máxima de 22.
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: