Comunidades católicas celebram a padroeira do Brasil

Festividade contará com missas, procissão e eventos em Igrejas
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta quinta-feira, 12, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Neste feriado nacional, a Igreja Católica faz festa para celebrar a santa de imensa devoção dos brasileiros. Em Nova Friburgo, diversas igrejas terão uma programação especial com missas solenes, procissões, oração do terço e coroação da imagem da santa, entre outras atividades. O bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá duas missas solenes em louvor à padroeira; às 10h na capela do bairro Catarcione e no Cenáculo com Maria, que será realizado a partir das 14h na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro Olaria. O evento é organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) e contará com louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, Oração do Terço e pregações com os coordenadores da RCC, Cláudio Alexandre e Juliana Aleixo.

Nesta quinta-feira, também haverá programação especial em louvor à Nossa Senhora Aparecida em demais igrejas católicas de Nova Friburgo. Na capela do bairro Catarcione, além da missa com o bispo, às 10h, tem missa campal, às 17h, seguida de procissão, coroação da imagem da padroeira, às 19h e show com o grupo Rainha Aparecida, a partir das 20h. Já na capela de N.S. Aparecida, no loteamento Parada Folly, no distrito de Amparo, a missa solene será às 16h, seguida de procissão. 

Na Igreja de Santa Teresinha, no distrito de Conselheiro Paulino, haverá missa às 8h; na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a missa em louvor à padroeira do Brasil será celebrada às 10h; na Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, a missa solene será às 16h, seguida de procissão e coroação da imagem da santa. Na Igreja de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, no Prado, haverá missa solene às 18h30 com apresentação da imagem de Aparecida doada pelo Santuário Nacional da padroeira. Na Igreja de São Roque, no bairro Olaria, também haverá missa solene, às 19h.       

A história de Aparecida 

Nossa Senhora é venerada desde o século 18 e leva milhares de devotos todos os anos à cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada por pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá-SP. Naquela época, a pesca não estava produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo. No segundo arremesso da rede, surgiu então a cabeça. 

Eram tempos de escassez na pesca, e conta a história que a imagem chegou a pesar tanto que não foi possível retirá-la do barco. A partir daí, surgiu um grande volume de peixes. Esse acontecimento foi considerado um milagre iniciando-se a devoção pela santa. Porém, esse não foi o único fenômeno registrado. Conta-se que na época, o então escravo, Zacarias, ao passar na frente de uma capela dedicada a Nossa Senhora, solicitou uma parada para rezar. Depois disso, seus grilhões se quebraram e seus senhores o libertaram.

Ainda há outros milagres, como o da criança cega que pediu aos pais para ser levada até a Igreja de N.S.Aparecida e durante a visita disse: “Como é linda essa igreja” e a partir daí passou a enxergar normalmente.  

Dessa forma, a santa foi ganhando popularidade, e em 1930 o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil, se juntando a São Pedro da Alcântara, que já tinha o status de padroeiro do país.

Nesta sexta, Tarde com Maria no Arautos do Evangelho 

A congregação católica Aratuos do Evangelho também vai celebrar Nossa Senhora com o evento Tarde com Maria nesta sexta-feira, 13, com o padre Ricardo Basso. Às 19h, terá missa em ação de graças pelo aniversário de dedicação do altar da capela de N.S. de Fátima, e no sábado, 14, missa às 18h30. A congregação dos Arautos fica na Alameda Visconde de Abaete, 31, no Parque São Clemente. Informações pelo Whatsapp 998 870 582.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: