Comte Bittencourt vence no TSE e volta a ser deputado estadual

Político que tem raízes em Nova Friburgo, assumirá vaga na Alerj, de Fred Pacheco, correligionário do governador
quarta-feira, 03 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo)
(Foto: Arquivo)

A Federação PSDB-Cidadania conseguiu importante vitória no Tribunal Superior Eleitoral: os 13.846 votos do deputado estadual Danielzinho (PSDB) obtidos nas eleições de 2022 foram considerados válidos pelo ministro Nunes Marques. Com isso, o atual presidente nacional do Partido Cidadania, Comte Bittencourt foi considerado eleito com seus 39.986 votos obtidos no último pleito e assumirá a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O atual deputado estadual Fred Pacheco (PMN) perderá a vaga, já que a decisão provocou uma mudança no quociente eleitoral.

A candidatura de Danielzinho, agora primeiro suplente, teve seu registro indeferido ainda em 2022, e desde então ele vinha recorrendo contra essa decisão. Ele não podia ser candidato, pois seu mandato como vereador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense,  havia sido cassado em 2021 pela  Câmara Municipal. Essa decisão foi posteriormente anulada pelo Poder Judiciário.

Essa mudança no plenário da Alerj envolve diretamente dois atores políticos que não estão diretamente envolvidos na ação: o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e o governador Cláudio Castro (PL). Enquanto Comte é um importante aliado de Paes, tendo sido seu candidato a vice-governador em 2018, Pacheco é um grande aliado de Castro, cujo irmão foi assessor do governador no início de sua carreira política.

Outro efeito colateral da decisão é a mudança de forças na Federação no Estado do Rio de Janeiro. Como nenhum dos partidos havia eleito um deputado, existia um vácuo de poder. Agora, Comte, estando no mandato, pode pressionar para que o Cidadania-PSDB apoie a reeleição de Eduardo Paes, algo que os tucanos não desejavam. (Fonte: Diário do Rio)

Sobre Comte

Comte Bittencourt é professor, foi secretário estadual de Educação e vice-prefeito de Niterói e exerceu quatro mandatos na Alerj, onde presidiu, de 2004 a 2018, a Comissão de Educação. Começou a vida política em Niterói, em 1992, cumprindo três mandatos de vereador até chegar à presidência da Câmara local. Ele também foi sócio do Centro Universitário Plínio Leite, em Niterói. Comte tem laços familiares em Nova Friburgo. Seu avô, inclusive, dá nome a uma das principais e mais movimentadas vias do centro do município, a Avenida Comte Bittencourt, que integra o eixo urbano da rodovia RJ-116.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: