Climatempo prevê mais 3 ondas de frio até o fim do inverno, em menos de 1 mês

Oscilação não permite prever se alguma será tão forte quanto esta última; a próxima chega já na segunda
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Frio em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)
Frio em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)

Faltando menos de um mês para o fim do inverno (a primavera começa oficialmente às 22h04 de 22 de setembro) ainda há previsão, segundo o Climatempo, de mais algumas frentes frias até a virada de estação. 

Com o gradual aquecimento da atmosfera, a chance de massas polares muito intensas passa a ser menor a partir de agora. Porém, de acordo com o Climatempo, modelos meteorológicos vêm apresentando grande oscilação, impossibilitando o descarte total de alguma massa de ar polar mais forte nesta reta final do inverno.

A previsão do Climatempo indica cerca de três massas de ar polar com potencial para provocar queda de temperatura no Brasil. A primeira deve ocorrer agora, neste fim de agosto. A frente fria começa a avançar pelo Sul no decorrer do sábado e, até o domingo, 28, já tende a influenciar áreas do Sudeste. 

Esta nova frente fria não deverá ser tão intensa. Para Nova Friburgo, segundo sites baseados em radares meteorológicos, o tempo deve virar na segunda, depois de um domingo ensolarado, conforme as previsões atuais. A semana começará, no entanto, com frio entre 9 e 16 graus e rajadas de vento, podendo a mínima cair mais ainda na quarta, 31. 

Outra frente fria é prevista entre os dias 7 e 8 de setembro e uma terceira deve avançar pelo Brasil na virada de quinzena de setembro. 

Em Salinas, 5,6 graus às 10h

Na manhã desta quarta-feira, 24,  a estação meteorológica de Salinas, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afere oficialmente as temperaturas mais baixas de Nova Friburgo, voltou a registrar a segunda menor mínima do mês: 5,6 graus. Isto às 10h da manhã. 

Dois dias atrás, a mesma estação já tinha registrado 6,4 graus, agora em terceiro lugar no ranking do frio deste agosto. O recorde do mês foi 4,9 graus, no dia 3. 

Faz quase uma semana que uma forte massa de ar polar chegou derrubando as temperaturas, intensificada por rajadas de vento provocadas por um ciclone no mar. Devido a isso, o frio pareceu mais intenso: embora as mínimas tenham ficado entre 7 e 10 graus de sexta a domingo, a sensação térmica desceu abaixo de zero.

Esta última onda de frio foi uma das mais intensas a atingir o Brasil este ano. Nevou e geou no Sul. O Rio de Janeiro registrou no sábado, 20, a menor máxima de 2022. 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima