Cidade Presente: realizada a primeira visita técnica do projeto Riograndina Resiliente

Iniciativa deverá contar com obras de revitalização de espaços públicos e recuperação de patrimônios históricos, entre outros
terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Fotos: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Na manhã de segunda-feira, 19, representantes do Governo Federal e da cooperação Brasil-Alemanha estiveram em Nova Friburgo para a primeira visita técnica do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS). O município está entre os seis finalistas selecionados e é o único representante do Estado do Rio em um processo que começou com mais de 170 cidades.

O projeto “Cidade Presente” - iniciativa do Ministério das Cidades - prevê melhorias em infraestrutura, tendo em vista, principalmente, a prevenção e mitigação de desastres naturais. Em Nova Friburgo a iniciativa  foi batizada como “Riograndina Resiliente” e deverá contar com obras de revitalização de espaços públicos, mapeamento e classificação de áreas consideradas de risco, recuperação de patrimônios históricos, entre outros.

O 2º distrito friburguense foi escolhido dada sua importância histórica, cultural e também atual, sendo um dos locais mais populosos de Nova Friburgo. Na primeira fase está prevista a implantação de um núcleo de Defesa Civil Comunitário na localidade, contando, inclusive, com uma estrutura de rádio amador, para facilitar a comunicação em caso de acidentes climáticos.

Estiveram no encontro os secretários municipais de Meio Ambiente e responsável pelo projeto, Andréa Duque Estrada, e de Defesa Civil, Evi Gomes, e os representantes da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Marcel Sant’ana, e da cooperação alemã GIZ, Ana Luiza Oliveira da Silva.

Distrito carece de investimentos urgentes 

Em janeiro deste ano Riograndina completou 100 anos e alguns fatos geram tristeza e preocupação entre os moradores, entre eles o abandono dos prédios históricos e a má conservação de espaços públicos e obras demoradas, como a de revitalização da praça Nossa Senhora do Rosário e da Escola Municipal Estação do Rio Grande.

O conjunto da antiga estação ferroviária de Riograndina, que inclui a ponte de ferro, símbolo postal do distrito, a residência do administrador da Rede Ferroviária, a estação do trem e o depósito ferroviário, foi tombado provisoriamente em 1988, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) por sua importância cultural para o município. O complexo, no entanto, está com a antiga estação, a casa e o galpão condenados pela Defesa Civil e com risco iminente de desabamento. 

O Ponto de Cultura, que funcionava no Casarão de Riograndina (antiga estação ferroviária), abrigou diversos cursos, como teatro, panificação, aula de percussão, artesanato, desenho, teatro, violão e cavaquinho teve que ser transferido para um espaço provisório.

A prefeitura também informou que a Fundação D.João VI fez, de forma paliativa, o escoramento do imóvel e a substituição de parte do telhado por uma telha mais leve, que eliminou os maiores vazamentos e infiltrações, mas é preciso mais intervenções na antiga estação. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: