Chuva deve continuar até o fim de semana

2024 começou com muita nebulosidade e chuva, com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul
quinta-feira, 04 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O ano de 2024 começou com muita nebulosidade e chuva em grande parte do Brasil, com a formação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Assim, extensas áreas de nuvens se espalham pelo interior do Brasil, provocando chuva frequente, por vezes forte, em grande parte do Sudeste. 

Ao longo de janeiro, de acordo com o Climatempo, a tendência é de aumento das precipitações na maioria dessa região por influência do calor e da umidade elevada, na forma de pancadas e temporais isolados.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e uma frente fria que está quase parada no litoral capixaba deixam o tempo muito instável em quase toda a Região Sudeste. No Estado do Rio de Janeiro deve chover várias vezes no decorrer desta quinta-feira, 4, com alguns períodos em que o sol pode aparecer, sempre entre muitas nuvens. 

O que é a ZCAS

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é o principal sistema meteorológico provedor de chuva durante o verão do Brasil. Os grandes volumes de chuva que caem durante a atuação de umas ZCAS podem causar muitos transtornos, tanto nos campos quanto em áreas urbanas. Mas é a chuva da ZCAS que garante as reservas hídricas para os períodos de seca do outono-inverno.

Em anos de La Niña, vários episódios de ZCAS podem ocorrer ao longo do verão. O fenômeno El Niño, que influencia o verão 2024, dificulta a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. O fato de estar ocorrendo agora no início do verão um episódio de ZCAS não significa que teremos outros episódios frequentes ao longo da estação.

Previsão para Nova Friburgo

Nesta quinta-feira, 4, em Nova Friburgo, a Defesa Civil chegou a emitir alertas por mensagens de texto nos celulares cadastrados com avisos de possibilidade de chuvas moderadas ou fortes. Em um período de 24 horas, choveu 42 milímetros no município, quantidade considerada alta. Não foram registradas ocorrências. No final da manhã, a chuva deu uma trégua em grande parte da Região Serrana, e houve até períodos, à tarde, de sol encoberto. Nesta sexta-feira, 5, institutos especializados em meteorologia prevêem possibilidade da continuidade de chuvas moderadas em Nova Friburgo e região durante todo dia. 

(Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia)

  • Quinta-feira, 4: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 17 graus e máxima de 25. (De acordo com o Climatempo a previsão é de 65mm)
  • Sexta-feira, 5: Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 17 e máxima de 24. (De acordo com o Climatempo a previsão é de 10mm)
  • Sábado, 6: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Mínima de 16 e máxima de 26.
  • Domingo, 7: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Mínima de 16 e máxima de 25 graus.
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: