Chafarizes das praças Getúlio Vargas e Dermeval Moreira voltam a funcionar

Ambos passaram por obras de reparo e revitalização que permitem jorrar água em meio a luzes coloridas
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O espetáculo de cores no chafariz da Getúlio Vargas à noite (Fotos: Henrique Pinheiro)
O espetáculo de cores no chafariz da Getúlio Vargas à noite (Fotos: Henrique Pinheiro)

Os dois principais chafarizes do Centro estão voltando a conferir ainda mais charme ao coração turístico de Nova Friburgo, jorrando água em meio a luzes coloridas, para o encantamento de moradores e turistas. O chafariz da Praça Getúlio Vargas, reformado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, foi religado na noite da últimaquarta-feira, 15, totalmente revitalizado. Já o da Praça Dermeval Barbosa Moreira deve ser reativado nos próximos dias, ainda a tempo das festividades de Natal.

Ambos os equipamentos, que estavam há alguns anos sem receber atenção, passaram por reparos importantes. O da Getúlio Vargas teve suas tubulações seladas, foi impermeabilizado e recebeu pintura interna na cor azul, para dar aparência de piscina à água. Também foi feito o plantio de mudas de flores como hortênsias (acima) e beijos em seus canteiros. A iniciativa teve o apoio de empresários friburguenses, segundo a prefeitura.

Já o chafariz da Praça Dermeval teve os reparos a cargo da Secretaria Municipal de Obras iniciados no fim de novembro. Foram feitos serviços de hidráulica para pôr fim aos vazamentos e substituídas as placas de granito do revestimento. Assim como o equipamento irmão, o chafariz situado bem ao lado do Centro de Turismo, onde os visitantes buscam informações sobre os pontos de interesse da cidade, voltará a jorrar água em sintonia com refletores coloridos que garantem um efeito todo especial. 

As  luzes de led multicoloridas (acima) foram instaladas pela primeira vez na área central do chafariz da Getúlio Vargas em maio de 2017, ainda na gestão Renato Bravo, após reparos nos esguichos e o conserto de rachaduras e vazamentos. Três meses depois, no entanto, o equipamento amanheceu pichado. A resina aplicada na reforma dificultou a remoção dos rabiscos criminosos (abaixo).

Diferentemente da Praça Getúlio Vargas, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, a Praça Dermeval não é tombada, e sim apenas alguns imóveis nas suas imediações, como os prédios da Usina Cultural, do Willisau Center e do Instituto de Educação (Ienf), além da Catedral São João Batista,  protegidos por decreto municipal desde 2012. O Ienf e a Catedral também são tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Rio (Inepac).

 

 

  • O chafariz da Praça Getúlio Vargas na sua construção (Foto: Baú de História e Memória)

    O chafariz da Praça Getúlio Vargas na sua construção (Foto: Baú de História e Memória)

  • Jorrando água no passado  (Foto: Baú de História e Memória)

    Jorrando água no passado (Foto: Baú de História e Memória)

  • Outra foto antiga  (Foto: Baú de História e Memória)

    Outra foto antiga (Foto: Baú de História e Memória)

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal