Censo: em Nova Friburgo, 8% da população ainda não respondeu à pesquisa

IBGE prorroga a divulgação dos dados gerais mais uma vez
quinta-feira, 04 de maio de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou através de comunicado nesta semana as ações finais da etapa de apuração do Censo Demográfico, que envolvem a coleta de informações, e confirmou que a divulgação dos dados gerais sobre a população brasileira foi prorrogada mais uma vez. O prazo agora é o próximo dia 28. Na última remarcação, essa etapa deveria ter sido encerrada no último domingo, 30 de abril.

O resultado da pesquisa nacional deveria ter ficado pronto em outubro do ano passado, depois foi prorrogado para dezembro e mais algumas vezes neste ano. O principal motivo é a ausência de pessoas nos domicílios visitados ou a recusa de alguns moradores em responder a pesquisa. 

Em Nova Friburgo, 8% da população ainda não respondeu o Censo, de acordo com o coordenador de área do IBGE no município, Vinicios Abreu da Silva.    Ele informou ainda que continuam percorrendo os bairros e distritos friburguenses cerca de 15 recenseadores e supervisores, que tentam fechar a coleta de dados do Censo. Eles estão voltando aos domicílios do município, cujos moradores não responderam à pesquisa ou não estavam em casa quando da primeira visita. “Há setores com domicílios ausentes ou com recusa em praticamente todos os bairros de Nova Friburgo”, observa Vinicios.

No comunicado, o IBGE também informou que “os dados definitivos da população brasileira recenseada estão previstos para serem divulgados pelo instituto, impreterivelmente, no dia 28 de junho”.

Telefone para quem não respondeu o Censo

De acordo com o IBGE, o morador ou responsável pelos domicílios que ainda não foram recenseados pode ligar para o telefone 0800 721 8181 informando e marcando data e horário para responder à pesquisa. A ligação é gratuita. Nesta etapa, também é possível responder pelo telefone ou pela internet. A ligação pode ser feita de qualquer telefone, fixo ou celular, todos os dias da semana, das 8h às 21h30.

Multa para quem se recusa a participar

Os moradores que insistem em não querer responder às pesquisas do IBGE estão desrespeitando obrigações, assim como votar (exigência para os cidadãos entre 18 e 70 anos), e o alistamento militar para os rapazes de 18 anos. Quem se recusa a responder a pesquisa do censo pode pagar multa de até dez salários mínimos, que hoje é de R$ 12.600, quando primário; e de até o dobro desse limite, quando reincidente. 

“Para tentar reverter as recusas, explicamos a importância do Censo, não só para Nova Friburgo, mas para o Brasil como um todo”, esclarece Vinicios Abreu. Ele conta que muitos moradores se recusam a atender os recenseadores do IBGE alegando insegurança, com medo de golpes de estelionatários. 

“Sempre falamos que a pessoa pode consultar o site do instituto ou ligar para o 0800 do IBGE e confirmar se realmente aquele entrevistador que está ali é do IBGE mesmo”, disse Vinicios, lembrando que a tecnologia pode ser usada para cumprir com a obrigação de responder o censo e também evitar golpes. 

É possível identificar os recenseadores do IBGE, que devem estar sempre usando crachá, com o nome, a matrícula e um QR Code, podendo assim, através da leitura do celular, confirmar a identidade do recenseador. A identidade dos recenseadores também poderá ser verificada por meio do site do IBGE ou do telefone 0800 721 8181. Além disso, os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do instituto.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: