Celebração nesta quarta no Paissandu lembra o Dia do Marinheiro

O 13 de dezembro foi escolhido para festejar os marinheiros em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Praça Marcílio Dias (Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
Praça Marcílio Dias (Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O Sanatório Naval de Nova Friburgo participa nesta quarta-feira, 13, às 10h, de uma cerimônia no coreto da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, alusiva o Dia do Marinheiro, comemorado nesta data. Na ocasião, estarão presentes militares da Marinha do Brasil, demais forças com representação no município, autoridades civis e membros da Soamar, a Sociedade dos Amigos da Marinha, além de convidados. 

O 13 de dezembro foi escolhido para festejar os marinheiros em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, nascido nesta data, em 1807, em Rio Grande-RS. Ele começou sua longeva carreira aos 15 anos, como voluntário da Armada, indo servir na Fragata "Niterói" e integrou a campanha pela consolidação da Independência do Brasil. Da Academia Imperial, seguiu para combate na revolta conhecida como “Confederação do Equador”. Seu desempenho foi tão destacado que o Imperador promoveu-o ao posto de segundo-tenente, o que lhe facultou alcançar o oficialato. Posteriormente, participou da Guerra Cisplatina, onde se distinguiu, recebendo seu primeiro comando de navio aos 18 anos de idade.

Participou de vários movimentos internos. Seu heroísmo foi provado não só em batalhas, mas também em época de paz, como quando salvou a nau portuguesa "Vasco da Gama" e também a tripulação e os passageiros de um navio inglês que incendiou-se. Foi também ministro do Supremo Tribunal Militar.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: