Caos na saúde: transporte de roupas infectadas e goteiras

Prefeitura esclarece que “o veículo em questão, uma saveiro com cabine fechada, foi disponibilizado pelo município exclusivamente para o transporte das roupas"
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A VOZ DA SERRA recebeu denúncias no último fim de semana sobre um carro oficial da Prefeitura de Nova Friburgo que estaria continuando a transportar roupas sujas e infectadas do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro para serem lavadas e higienizadas na lavanderia do Hospital Municipal Raul Sertã. Ainda segundo a denúncia feita ao jornal, o mesmo veículo estaria sendo utilizado para transportar pacientes da maternidade para exames e também funcionários em tarefas administrativas. 

Em dezembro de 2023, A VOZ DA SERRA publicou uma reportagem sobre o assunto. Na época, a prefeitura informou, através de nota, que “as roupas da Maternidade de Nova Friburgo são lavadas no Hospital Municipal Raul Sertã em dias especiais, com as máquinas elevadas a temperatura adequada, sem risco de contaminação e sem causar danos à rotina de lavagens de roupas do Raul Sertã. Todo o volume de roupas é transportado ensacado em veículo próprio.” 

No entanto, observa o denunciante, que as atividades de coleta e transporte de resíduos hospitalares, assim como de roupas sujas de hospitais, envolvem riscos de contaminação. Por esse motivo, principalmente, se faz necessário adotar procedimentos técnicos operacionais, embasados em normas e legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

Essas normas precisam ser seguidas, assim como o licenciamento para estas atividades. Diversos cuidados precisam ser tomados para que as tarefas se conduzam de modo seguro e não sejam cometidas infrações à legislação aplicável ou erros técnicos por parte dos colaboradores responsáveis.

Sobre o caso, também em nota na época, a prefeitura informou que “a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um veículo exclusivamente para o transporte das roupas entre as unidades para ficar baseado no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, entretanto, o automóvel apresentou defeito mecânico e está na manutenção. A locomoção dos pacientes deve ser realizada pela ambulância da unidade em casos de necessidade.”

A VOZ DA SERRA entrou em contato novamente com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para saber mais detalhes sobre tal denúncia. Em nota, a prefeitura esclarece que “o veículo em questão, uma saveiro com cabine fechada, foi disponibilizado pelo município exclusivamente para o transporte das roupas do Hospital Maternidade e continua operando com este intuito. O mesmo está funcionando plenamente, sem apresentar qualquer problema.”

Setores alagados com chuva forte 

Na noite do último sábado, 20, mais uma vez, o Hospital Raul Sertã teve setores alagados com um grande vazamento de água da chuva. Um vídeo gravado mostra “verdadeiras cascatas caindo do teto do hospital”, como observou o leitor que gravou as imagens.

“Isso é recorrente aqui no hospital, o que é extremamente perigoso, pois coloca pacientes em risco e também os aparelhos do hospital, que podem estragar em contato com a água”, esclareceu um funcionário. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que “está ciente do problema ocorrido no último fim de semana. O vazamento ocorreu na ala mais antiga do hospital, que já possui previsão para reformas. O setor afetado está programado para passar por melhorias estruturais assim que as reformas das enfermarias do andar inferior forem concluídas.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: