Câmara homenageia mulheres de destaque com a medalha Heloneida Studart

Sessão solene foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos, da Mulher e das Pessoas com Deficiência da casa legislativa
sexta-feira, 08 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Heloneida Studart (Foto: Reprodução)
Heloneida Studart (Foto: Reprodução)

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo vai reconhecer, homenagear e valorizar as mulheres que são destaque no município com a entrega da medalha Heloneida Studart. A cerimônia acontecerá em sessão solene às 18h, no Plenário Jean Bazet, da casa legislativa. 

Serão agraciadas na ocasião Maria Terezinha Alves, Nicole Dhalvor Sollberg Teixeira Rodrigues e a Nionilda Luiza de Mello que tem histórias de superação e empreendedorismo. A sessão solene foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos, da Mulher e das Pessoas com Deficiência, presidida pela vereadora Maiara Felicio, e que tem como vice-presidente, a vereadora Priscilla Pitta, e secretária, a vereadora Vanderleia Abrace Essa Ideia.

A Câmara Municipal também promove ações voltadas para as servidoras e colaboradoras da casa, através do Projeto Câmara Cuida – criado pela atual gestão, do presidente Max Bill, com a proposta de desenvolver ações de valorização junto aos servidores da Câmara. As atividades tiveram início ontem, 7, a partir das 14h, nas dependências do Legislativo.

Na ocasião, foi oferecida uma aula sobre defesa pessoal, no plenário, com o instrutor Alexandre Queiroz. Além de palestra, o evento também contou com algumas demonstrações, inclusive com exercícios práticos. Foi oferecido também um café da tarde especial para todas as funcionárias da Câmara Municipal.

Quem foi Heloneida Studart 

Falecida em 2007 aos 75 anos foi seis vezes deputada estadual pelos partidos PMDB e PT no Rio de Janeiro. A cearense Heloneida Studart foi uma das grandes figuras da política e do movimento feminista brasileiro. Perseguida e presa pela ditadura militar em 1969, elegeu-se deputada estadual pelo Estado do Rio de Janeiro em 1978, pelo MDB com 60 mil votos. Foi reeleita em 1982 e, em 1988 filiou-se ao PT. Ao todo, Heloneida exerceu seis mandatos como deputada estadual. 

Foi também vice-presidente da Comissão Parlamentar de Controle do Meio-Ambiente, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de 1981 a 1982; integrante das comissões especiais sobre os direitos da mulher e, durante o seu terceiro mandato, assumiu a vice-liderança da bancada do PT na Assembleia Legislativa. 

Heloneida também foi uma das principais articuladoras do Centro da Mulher Brasileira, considerada a primeira entidade feminista do Brasil. Atuou como foi constituinte e fez parte da articulação feminista no Congresso Nacional lutando para garantir a instituição da licença-maternidade de 120 dias. 

Crem promove ação para elas hoje na Estação Livre  

O Centro de Referência da Mulher de Nova Friburgo (Crem) pomove uma ação social voltada às mulheres neste sexta-feira, 8, na Estação Livre, a antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. Das 10h às 15h serão oferecidos serviços, como orientação jurídica com advogados, além da participação de psicólogos e agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Haverá também a participação no evento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Associação das Mulheres Mastectomizadas (extração dos seios devido ao câncer de mama).  

Também nesta sexta-feira, às 8h30, a Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf) promove, em sua sede, na Avenida Alberto Braune, 111, a palestra “Ela empreende”, destacando a força feminina nos negócios na atualidade. Haverá também rodas de conversa sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho com representantes do Sebrae. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: