Buraco completa 210 dias e moradores ironizam com bolo e "parabéns pra você"

Prefeitura informou que verba de R$ 470 mil para obra de reparo já foi liberada pelo governo federal
quinta-feira, 23 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O protesto com direito a bolas, cartazes e bolo (Fotos de leitor)
O protesto com direito a bolas, cartazes e bolo (Fotos de leitor)

Na manhã desta quinta-feira, 23, moradores do Loteamento Tiradentes, no distrito de Amparo, realizaram um protesto simbólico na Rua Jerônimo de Castro e Souza, na altura da conhecida Curva da Morte, onde parte das ruas cedeu após as fortes chuvas de dezembro do ano passado. Também foi reivindicado pelos moradores a regularização do transporte público no loteamento.

Um bolo de aniversário foi preparado e levado até próximo ao buraco onde os moradores cantaram o “Parabéns pra você”, de forma irônica, pelos 210 dias sem solução para o problema. Cerca de 50 pessoas participaram da ação com faixas e cartazes, de acordo com um dos moradores.

São quase oito meses sem uma solução para a enorme cratera no loteamento e devido a isso, a comunidade tem sido prejudicada com a falta de ônibus. Desde que a rua cedeu, o coletivo que liga o distrito ao Centro de Nova Friburgo parou de atender aos moradores do Tiradentes que tem ladeiras muito íngremes, dificultando o acesso. 

Em fevereiro, após muitos apelos da população, um micro-ônibus foi disponibilizado para fazer um serviço de baldeação entre o loteamento e o centro de Amparo. Este serviço permaneceu por pouco tempo e depois foi retirado sob alegação da empresa de que o local oferecia sérios riscos aos passageiros e funcionários. Desde então os moradores tentam que este serviço seja restabelecido ao mesmo tempo que lutam para que o trecho seja recuperado.

Seguidas reuniões com a presença de representantes da prefeitura, da empresa de ônibus Faol e da Câmara de Vereadores foram realizadas, mas segundo os moradores, nada de concreto ficou definido e a localidade permaneceu sem saber quando serão realizadas as obras para recuperar a via e a consequente regularização do transporte público.

Liberação de recursos 

Na véspera do protesto, o prefeito Renato Bravo, junto com o secretário municipal de Defesa Civil, Robson Teixeira, anunciou que foi liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, R$ 470 mil para realização de obras na Curva da Morte. Segundo o prefeito, o processo de licitação para escolha da empreiteira que fará a obra será iniciado em breve. 

“Foi um trabalho bem feito. Houve um entendimento da população de Amparo que  soube esperar e aceitar. Conversamos muitas vezes e eles (os moradores) entenderam, mas agora essa obra vai sair”, disse o secretário de Defesa Civil.

 

LEIA MAIS

Ato foi realizado no último fim de semana nas ruas do distrito

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Governo | ato | Protesto