Brasil enfrenta uma “Primaverão” com a nova onda de calor

Friburguenses lotaram rios e cachoeiras do município neste fim de semana
terça-feira, 14 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Cachoeira da Feiticeira (Foto: Henrique Pinheiro)
Cachoeira da Feiticeira (Foto: Henrique Pinheiro)

O fim de semana em Nova Friburgo foi de calor intenso, com temperatura ultrapassando a marca de 30 graus neste sábado e domingo, dias 11 e 12. A expectativa é que a onda de calor bata os recordes na primavera em toda a região Serrana, com tendência de alta, chegando a 35 graus na sexta-feira, 17, segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, atraiu um grande número de moradores e turistas durante o fim de semana. Extensas filas de carros se formaram na entrada do parque, com a população em busca de refresco no calorão que surpreendeu o friburguense acostumado com frio e temperaturas amenas.

As cachoeiras e rios de Lumiar também foram ótimas opções para as famílias que aproveitaram o sábado e domingo para ficar de molho nas águas geladas do famoso distrito, que atrai um público já acostumado a desfrutar do destino que oferece não apenas mergulhos revigorantes mas uma gastronomia diversificada.

Calorão em todo o Brasil

Uma nova onda de calor está se instalando sobre o Brasil e vai elevar muito a temperatura em grande parte do país nos próximos dias. O calor intenso que se iniciou neste fim da semana, deve se intensificar no decorrer da semana, no feriado desta quarta-feira, 15. Esta será a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro.

Nesta nova onda, ao menos 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (área vermelha) devem registrar vários dias com temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro, entre eles, o Rio De Janeiro. 

Recorde histórico pode ser superado

Dentro desta nova e intensa onda de calor, há possibilidade de que o Brasil estabeleça um novo recorde histórico de calor. A primavera de 2023 acontece com um El Niño de forte intensidade, que vai persistir também durante o verão 2023/24 e dentro de cenário climático global que vem batendo recordes de calor no ar e no mar nos últimos cinco meses, de forma consecutiva. 

Não é apenas o oceano Pacífico Equatorial (onde ocorre o El Niño) que está muito quente.  O ano de 2023 está sendo marcado também pelo aquecimento excepcional do oceano Atlântico Norte, que também tem influência direta no clima do Brasil.

 

  • Cachoeira da Adutora (Foto: Henrique Pinheiro)

    Cachoeira da Adutora (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Piscina Ananias (Foto: Henrique Pinheiro)

    Piscina Ananias (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Piscina Natural Barbarô (Foto: Henrique Pinheiro)

    Piscina Natural Barbarô (Foto: Henrique Pinheiro)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: