Botonistas participam da Taça Cidade Maravilhosa

Torneio faz parte do calendário oficial do Campeonato Estadual Individual de Futebol de Mesa
quinta-feira, 20 de julho de 2023
por Vinicius Gastin
Friburguense foi o anfitrião de mais uma competição de futebol de mesa promovida no Estado (Fotos: Divulgação)
Friburguense foi o anfitrião de mais uma competição de futebol de mesa promovida no Estado (Fotos: Divulgação)

Nova Friburgo pode ser considerada como uma das capitais do futebol de mesa do Estado do Rio. Não só pela qualidade de seus atletas e tradição nos campeonatos, como também pela maneira como organiza e recebe competições. No último fim de semana, o ginásio Helena Decache, do Friburguense, recebeu, a Taça Cidade Maravilhosa, disputada nas categorias master e adulto. O torneio faz parte do calendário oficial do Campeonato Estadual Individual de Futebol de Mesa, valendo pontos para o ranking da modalidade 12 toques, a regra brasileira reconhecida internacionalmente.

A taça contou com o total de 49 inscritos e com as presenças do presidente do Friburguense, Elberth Heringer, do secretário municipal de Esportes de Nova Friburgo, João Victor Duarte, e, do presidente da Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM), Fernando Cruz. A entidade, inclusive, completa 39 anos de fundação no próximo dia 19 de agosto.

A vice-presidência da regra 12 toques da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj) agradeceu pela acolhida e parceria na realização de mais este evento, em um dos maiores polos do Estado na prática do esporte.

Nas mesas, com a bolinha rolando, na categoria adulto, o cruz-maltino Rhaniery Jardim foi o campeão da série ouro, com uma campanha de nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Foi o segundo título consecutivo - ele já havia vencido a Copa Rio no evento anterior.  Lucas Cavalcante (América) foi o segundo colocado e Nando (Vasco) completou o pódio na 3ª posição.

Já na série prata, o também vascaíno Igor Quintaes se sagrou campeão, fazendo a dobradinha com Filipe Maia, que terminou como vice-campeão. Marcos Antunes (Fluminense) completou o pódio na 3ª posição. Na série bronze, Ramos (América) foi o campeão. Hiago (Friburguense) e Guilherme Maia (Vasco) terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Já na categoria master, para jogadores acima de 48 anos, Moacir Henze (América) foi o campeão. Armando (Flamengo) foi o vice-campeão e Reynaldo Antunes (Fluminense) completou o pódio na 3ª posição.

A próxima competição da modalidade será a disputa da Copa Manoel Gomes Tubino, equivalente à 2ª etapa do estadual individual, nos próximos dias 29 e 30, na sede do Botafogo Futmesa, na Rua do Riachuelo, no centro do Rio.

Brasil tem melhor resultado em mundiais de atletismo paralímpico

O Brasil teve o melhor resultado da história em um Mundial de Atletismo Paralímpico. Os atletas brasileiros conquistaram 47 medalhas, sendo 14 de ouro, 13 de prata e 20 de bronze. Com isso, o Brasil ficou em segundo lugar na classificação geral. A competição foi disputada entre os últimos dias 8 e 17, em Paris, na França.

As informações são da Caixa, que patrocina a Confederação Brasileira de Atletismo e o Comitê Paralímpico Brasileiro. Os destaques do último dia de competições foram Jerusa Geber, ouro nos 200m e Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m. Mais uma vez, Petrúcio mostrou a sua invencibilidade na prova com um novo recorde: 10 segundos e 27 centésimos.

Em toda a competição, o Brasil foi representado por 54 atletas de 19 estados, sendo que os atletas com deficiência visual contaram com o auxílio de 11 atletas-guias. O Mundial de Atletismo antecede as Paralimpíadas de Paris e é uma importante etapa preparatória para os atletas.

  • Série ouro foi vencida pelo vascaíno Rhaniery, um dos principais nomes da modalidade

    Série ouro foi vencida pelo vascaíno Rhaniery, um dos principais nomes da modalidade

  • Hiago, do Friburguense, foi presença no pódio da série bronze, categoria adulto

    Hiago, do Friburguense, foi presença no pódio da série bronze, categoria adulto

  • Quase 50 botonistas se reuniram em Nova Friburgo para a disputa da Taça Cidade Maravilhosa

    Quase 50 botonistas se reuniram em Nova Friburgo para a disputa da Taça Cidade Maravilhosa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: