Botonista do Friburguense fatura o 3º Open de Pastilha

Em continuação ao calendário extraoficial da modalidade, o próximo compromisso da Pastilha será o 1º Open Light da Pastilha, neste sábado, 25, na sede do clube
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
por Vinicius Gastin
AFFM / Friburguense esteve representada dentre os 16 atletas participantes (Fotos: Divulgação)
AFFM / Friburguense esteve representada dentre os 16 atletas participantes (Fotos: Divulgação)

A AFFM / Friburguense voltou a subir no lugar mais alto do pódio em uma competição de futebol de mesa. No último dia 18, foi disputado o 3º Open de Pastilha do Botafogo, no departamento de futmesa do clube, no centro do Rio de Janeiro, e Campito, do Tricolor da Serra, foi o grande vencedor da Série Ouro.

O campeonato foi disputado por 16 atletas representantes do Friburguense, Fluminense, Vasco, A.A. Light, Olaria, Botafogo e São Cristóvão. Foram divididos em dois grupos de oito, classificando os quatro melhores para as quartas de final. Para levar o primeiro lugar na Série Ouro, nas semifinais, Campito (Friburguense) venceu Lauro (Vasco) por 5 a 3 e Carlos ”Monstro” André (Fluminense) bateu seu companheiro de clube Moisés por 6 a 5. Na disputa do 3º lugar Lauro venceu Moisés por 1 a 0 e na final o título, mais uma vez, subiu a serra com vitória de Campito por 4 a 2 sobre Carlos André.

Em continuação ao calendário extraoficial da modalidade, o próximo compromisso da Pastilha será o 1º Open Light da Pastilha, neste sábado, 25, na sede do clube.

América leva estadual de Dadinho

Em uma final decidida no detalhe, o América derrotou o Flamengo, por 13 a 11, na última rodada da Série Ouro, e sagrou-se tricampeão estadual (2019-2022-2023) de equipes na categoria Dadinho. A façanha rubra foi definida em gol no último chute, marcado por Regis, em seu triunfo, por 4 a 3, sobre Rafa Nerd, dando início à festa americana. O terceiro lugar ficou com o Fluminense, após bater o Vasco, por 14 a 11.

As finais das séries Prata e Bronze também aconteceram, simultaneamente. Em um duelo equilibrado, entre duas equipes tradicionais no dadinho, o River venceu o Piedade, por 16 a 10, e assegurou o título da Série Prata. Na Bronze, o Grajaú Tênis Clube ergueu o troféu após fazer 11 a 8 no Futebol de Mesa Niterói (FMN).

Ferj desfilia clubes: Itaboraí, Canto do Rio e Teresópolis na lista

As dificuldades para manter o futebol profissional são inúmeras, e estão inviabilizando diversos clubes de tradição no estado. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) confirmou, nesta semana, a desfiliação de oito clubes notificados anteriormente por conta de inatividades por período superior a dois anos. A surpresa na lista é o Itaboraí, que havia anunciado o seu retorno ao futebol no mês passado. Estão desfiliados também o tradicional Canto do Rio, assim como o vizinho Teresópolis, Futuro Bem Próximo, Heliópolis, Itaperuna, Miguel Couto e Tomazinho.

Com isso, os clubes perderam o direito de participar de competições promovidas pela FFERJ. Se acaso quiserem retornar, precisarão fazer todo o processo de filiação novamente, com o salgado custo de R$ 500 mil. De fato, os clubes excluídos não participaram de competições oficiais nos últimos anos. O Heliópolis até esteve na tabela da quinta divisão deste ano, mas sequer entrou em campo e acabou eliminado depois de levar três WOs.

O documento foi publicado no site oficial da FFERJ, com o nome de “Resolução da Presidência 036/23”. Nele, o presidente Rubens Lopes tomou a decisão baseado no Estatuto da FFERJ, considerando os artigos 99, 100, 102 e 107. De acordo com eles, clubes ausentes das competições há três anos ou mais, sem estarem licenciados, devem ser punidos. Além disso, destaca que Regulamento Geral das Competições de 2023 estipula que “para as associações da Série C, é obrigatória apenas a participação nos campeonatos estaduais das categorias de profissionais e sub-17”.

Como os clubes, mesmo notificados por e-mail, “quedaram-se inertes ou expuseram argumentos frágeis, desprovidos de embasamento legal, incapazes de impedir a continuidade do processo de desfiliação”, acabaram desfiliados.

Foto da galeria
Campito fatura mais uma importante conquista pessoal e para o Tricolor da Serra
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: