Bikes na pista: GP das Montanhas 2021 será no final deste mês

Inscrições estão abertas para prova, que vai marcar o retorno dos eventos de ciclismo na cidade
segunda-feira, 01 de novembro de 2021
por Vinicius Gastin
 Organização da prova é de Orlando Miele, um dos principais entusiastas do ciclismo friburguense
Organização da prova é de Orlando Miele, um dos principais entusiastas do ciclismo friburguense

O retorno gradual dos eventos esportivos é aguardado e vivido com ansiedade por praticantes e fãs das modalidades. No caso das bikes, que ganharam inúmeros adeptos neste período pandêmico, a espera chega ao fim no próximo dia 28. Uma das provas tradicionais do ciclismo de Nova Friburgo e região, o GP das Montanhas terá largada às 9h30, em frente ao Fórum de Cachoeiras de Macacu, no quilômetro 39 da RJ-116, próximo ao pórtico da cidade. A chegada acontece no bairro Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo, na altura do quilômetro 65.

As inscrições estão abertas para o evento, na modalidade ciclismo de estrada (escalada de montanhas). A prova será disputada em percurso asfaltado na RJ-116, com duração máxima de cinco horas. A organização determina o tempo limite e atribuir cortes ao longo do percurso, podendo para fazer cumprir o horário de corte, a qualquer momento que julgar necessário, e impedir que o atleta prossiga na prova.

O competidor deverá realizar o percurso completo da prova, passando por todos os pontos de controles (PCs). Caso não complete todo o trajeto previsto ou deixe de passar por algum ponto, será desclassificado. De acordo com o regulamento, é permitido aos ciclistas utilizar apenas uma bicicleta para percorrer o trajeto, independente do tipo ou modelo. O atleta pode prosseguir o trajeto a pé, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada) pelo próprio. O capacete de ciclismo afivelado é obrigatório, e não será permitida a utilização de bicicletas com clipe de guidão (triathlon ou contra relógio).

A classificação da competição será obtida pela ordem de chegada dos competidores em suas respectivas categorias. Aqueles que terminarem fora do tempo regulamentar só aparecerão nas listagens de resultados publicadas na internet, após o término do evento.

Ao longo do término da prova, tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais com os oito primeiros colocados de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados. A partir daí, fica aberto o prazo de 15 minutos para recursos contra o resultado. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização e divulgado como oficial.

Estão previstas medalhas de finisher GP das Montanhas, somente para os atletas que completarem a prova, além de troféus para os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias. São elas, Elite (19 a 29 anos ou critério técnico); Master A: 30 a 39 anos (nascidos de 1982 até 1991); Master B: 40 a 49 anos (nascidos de 1972 até 1981); Master C: 50 a 59 anos (nascidos de 1962 até 1971); Master D: 60 anos acima (nascidos até 1961 e anos anteriores); MTB Feminino (acima de 18 anos) e MTB Masculino Sub 45 (18 a 44 anos) e Over 45 (acima de 45 anos).

Todos os inscritos na edição do GP das Montanhas terão direito a um kit onde constará o numeral para a bike, camisa do evento e brindes a serem retirados na RJ-116 no quilômetro 43, no Restaurante Riviera na tenda do evento.

 

LEIA MAIS

Pedal de ouro: Bruno Baeta repete em nova modalidade performance tradicionalmente vitoriosa no Down Hill

Rei e Rainha das Montanhas em 2022 foram dois dos mais experientes e vitoriosos atletas inscritos

Subida da serra, totalizando 26km de pedalada, sendo 21 de subida, exige esforço e deve reunir 200 atletas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: ciclismo