Benito di Paula pode ganhar estátua em sua terra natal

Proposta de homenagem ao cantor e compositor friburguense, de grande sucesso nacional e internacional, foi aprovada pela Câmara de Vereadores
sexta-feira, 23 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou por unanimidade, em discussão única, o Projeto de Indicação Legislativa, de autoria do presidente da casa, vereador Max Bill, que autoriza a prefeitura a homenagear o cantor e compositor friburguense Benito di Paula com uma estátua em um espaço público do município. Por se tratar de uma indicação, caberá ao Poder Executivo criar e executar um projeto de lei para homenagear um dos grandes nomes da música brasileira. De acordo com a proposta, a estátua a ser criada deverá ser afixada em local de grande apelo turístico e cultural, contendo nos adornos uma placa com a letra da música “Homem da Montanha”, na qual Benito exalta sua paixão por Nova Friburgo.

De acordo com a prefeitura, a indicação legislativa será atendida, já que o Executivo já havia aberto um processo para a criação de uma estátua em homenagem ao artista friburguense Benito di Paula. A prefeitura informou também que o local onde a estátua será instalada, no entanto, ainda não foi definido, mas deverá ser em um ponto turístico, conforme também descreve a indicação legislativa.

Benito Di Paula

Uday Vellozzo, que usa o nome artístico de Benito di Paula, nasceu em Nova Friburgo, no dia 28 de novembro de 1941. Na casa dos pais de Benito, a música era o tema central e seu pai, José Vellozo, era um multi-instrumentista que influenciou o artista. Benito di Paula começou a carreira como professor de violão e se consagrou como pianista, cantor e compositor.

O nome artístico ‘Benito di Paula’ foi escolhido pelo próprio cantor em conjunto com Alfredo Motta, um dos maiores incentivadores de sua carreira, que convidou Benito para cantar no Hotel Avenida, no Centro de Nova Friburgo, quando ele ainda era adolescente.

Após se consagrar como cantor das noites boêmias do Rio de Janeiro no final da década de 60 e começo da década de 70 Benito di Paula gravou seu primeiro disco pela gravadora Copacabana. Mas o grande sucesso e a revelação musical do friburguense só viria em seu terceiro disco, “Ela”, lançado em 1972, com várias músicas de sucesso, incluindo “Retalhos de Cetim” um de seus maiores sucessos até hoje.

O artista friburguense passou a ser um dos mais respeitados cantores e compositores do Brasil. Seus discos sempre foram sucesso de vendas e por muitas vezes disputava com Roberto Carlos nas vendas de discos. O Rei, inclusive, chegou a gravar músicas compostas por Benito di Paula, com quem mantém boa relação de amizade.         .

Em suas composições, o friburguense mistura o samba com uma pegada de jazz e coloca o piano onde geralmente se via apenas cavaquinho, violão, bandolim e instrumentos de percussão. O cantor tem mais de 30 discos lançados e seu último lançamento foi “Benito 80: Novo Samba Sempre Novo”, em 2021, quando o artista completou 80 anos. (Fonte biografiaresumida.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: