Banda Predial e Bloco das Piranhas: 45 anos desfilando alegria na avenida

A concentração reúne 350 pessoas em frente à sede da empresa, número que triplica à medida que vai se aproximando da Avenida Alberto Braune
quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Nesta sexta-feira, dia 9, a tradicional Banda Predial Primus & Bloco das Piranhas entra na Avenida Alberto Braune, às 19h, arrastando o povo que se reúne em frente à sede do grupo empresarial, localizado na Praça Getúlio Vargas, Centro, juntamente com os diretores, funcionários e familiares para mais um desfile na abertura do carnaval de Nova Friburgo. 

Essa história começou no fim dos anos 1970. Ao voltar do Rio de Janeiro, onde estudou e iniciou a carreira, o advogado Silvio Ruiz Galvez, fundador da Primus Construtora e da Gran Primus — fã das populares e clássicas ‘marchinhas’ de carnaval cantadas pelos foliões nas ruas do Rio —, teve uma ideia: trazer para sua cidade natal o tipo de carnaval de rua que tanto apreciava na capital do Estado. 

Reuniu os irmãos e amigos, expôs sua pretensão e nem precisou de muita explicação para ter o apoio da turma, que aderiu em peso. Assim, em 1979, os homens vestidos de mulher, e as mulheres fantasiadas de homens, saíram pelas ruas, brincando e cantando pela primeira vez. Lá se vão 45 anos! 

A principal característica desse “ajuntamento de gente” é ser uma banda familiar, formada por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, bem no estilo dos carnavais de antigamente. A espontaneidade e a irreverência são sua marca registrada. “Isso é que faz a graça do carnaval de rua”, costuma dizer o líder da folia da Predial, Silvio Ruiz.

Nesta entrevista, um de seus netos, o sócio diretor da Predial Primus, Gabriel Ruiz, faz um resumo dessa história que encanta e atrai o folião friburguense há décadas. Hoje, tornada uma instituição do carnaval da região, o desfile da Banda e Bloco faz parte do calendário de Nova Friburgo.

(Gabriel Ruiz)

Segundo Gabriel, orgulhosamente a família mantém a divertida e sempre aguardada criação do avô, o patriarca que, aos 88 anos, todo ano faz questão de prestigiar o evento e receber o carinho de sua numerosa família e inúmeros amigos. 

Com que ideia a banda foi planejada?

A banda começou com o propósito de fortalecer o carnaval de rua em Nova Friburgo. Dessa forma, unir amigos e familiares era um bônus. Assim que voltou para Friburgo, meu avô observou que não havia na época aquele carnaval típico de rua, com marchinhas, brincadeiras e o humor característico da folia. Sendo assim, ele que sempre foi um apaixonado pelo carnaval de rua, resolveu juntar familiares e amigos para animar a avenida. 

Em que ano a banda saiu pela primeira vez?

O primeiro desfile foi em 1979. No ano seguinte, a Banda já estava formada e rapidamente se tornou uma atração confirmada e muito aguardada pelos foliões friburguenses. A cada ano, mais e mais pessoas se juntavam no Bloco das Piranhas, que virou tradição na cidade.

Os irmãos foram os primeiros a topar a empreitada?

Meus tios foram realmente os primeiros a topar e não pensaram duas vezes em escolher roupas femininas, instrumentos e irem para rua. Assim como as mulheres, que também se vestiram de homens e saíram felizes e divertidas pelas ruas.

E quanto aos funcionários?

Toparam rapidamente, também, e a concentração da Banda e do Bloco das Piranhas passou a ser dentro da sede da Predial Primus. Hoje, praticamente todos os colaboradores de todo o grupo, ou seja, da Primus Construtora e da Gran Primus, que, aliás, cresce a cada ano, estão presentes, com seus familiares. Essa atmosfera, de ambiente familiar, fraterno mesmo, faz do nosso grupo algo muito especial. E esta é nossa prioridade. 

O que veio primeiro, a ideia de uma banda ou do Bloco das Piranhas?

Acredito que as ideias caminharam juntas, afinal, o objetivo primeiro sempre foi realizar um desfile com marchinhas clássicas, com os homens vestidos de mulher e as mulheres de homem. Sendo a diversão e as brincadeiras, os principais temperos, digamos assim.

Quem teve a ideia de os homens se vestirem de mulher? 

Mais uma vez, essa ideia começou com meu avô Silvio. Até porque, o propósito principal do bloco era ser simples, acessível a todos, sem muita preocupação com roupas. Uma vez que a ideia era uma fantasia fácil, engraçada, confortável, o importante sempre foi que as pessoas pudessem aderir e se divertir com o bloco. 

E foi sua avó (esposa do dr. Silvio), a dona Maria José, que assumiu a produçãos das fantasias?

A minha avó sempre participou ativamente da produção de fantasias, ela comprava os tecidos, as perucas e todos os homens da família iam se arrumar com ela. Ela acabou virou uma verdadeira estilista! 

Resumindo, o folião número 1 da cidade conseguiu seu intento, criando uma banda, um bloco, resgatando a tradição das marchinhas.

Verdade! Para o nosso fundador, o dr. Silvio, meu querido avô, o carnaval sempre foi um momento de curtir a simplicidade, brindar a alegria, cantar os sambas e marchinhas. Por isso, as músicas que tocam na banda, até hoje, são as principais marchinhas clássicas de carnaval e alguns sambas enredos que estão na boca de todos nós. 

Tem ideia de quantos "Ruiz" fazem parte dessa festa?

O número preciso é difícil, mas toda família participa da banda e faz questão de guardar a sexta-feira de carnaval como um dia especial. É um momento muito especial para a enorme família Ruiz conseguir também se reunir, confraternizar, fortalecer a união entre nós.

Quantas gerações da família já desfilaram e brincam o carnaval até hoje?

Atualmente, a banda está sendo organizada pela 3ª geração da família. Nós, os netos, fazemos questão de manter a tradição e manter vivo o espírito do carnaval de rua. Hoje, na concentração são 350 pessoas e quando a Banda da Predial Primus sai, esse número, sem dúvida, no mínimo triplica.

Foto da galeria
Silvio, Gabriel e Silvio César Ruiz: três gerações organizando a folia!
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: