Autorizada instalação de infraestrutura para 5G em Nova Friburgo

A cidade está legalmente aberta para que empresas de telefonia comecem a operar o sistema
quarta-feira, 29 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A chegada da tecnologia 5G está mais próxima para Nova Friburgo. A cidade está entre as 195 que receberam liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz. Agora, as operadoras já podem solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis ao município.

E, Nova Friburgo tem uma vantagem em relação até a outros municípios maiores, que já haviam recebido a liberação anteriormente, a aprovação da legislação que viabiliza esta instalação. A lei 4.824, de autoria do vereador Wellington Moreira, estabelece os padrões exigidos pela Anatel, flexibilizando as normas antigas, escritas para a adequação e transmissão pelas antenas em forma de torres. “Temos que ter a visão futura e preparar a cidade para receber a modernidade. Todos os sistemas de comunicação usarão o 5G como plataforma, rádio e TV serão rápidos e com uma excelente qualidade. Além disso, toda cidade terá cobertura, o que pela nossa geografia é extremamente importante.

Em janeiro, um levantamento da Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, fez um estudo, que demonstrou que dez dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes, que haviam recebido a liberação na ocasião, para uso do sinal 5G,  não tinha ainda leis específicas para a instalação de antenas e demais infraestruturas necessárias para a nova tecnologia.

Como Nova Friburgo já tem legislação específica, operadoras como Claro, Tim e Vivo estão autorizadas a introduzir a versão “pura” da internet de quinta geração no município. No entanto, não quer dizer que a rede chegará imediatamente aos municípios, visto que a operação requer planejamento. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, André Montechiari, até esta terça-feira, 28, nenhuma empresa entrou em contato com a prefeitura para conhecer as condições para instalação. “A chegada na prática do serviço , depende das empresas de telefonia manifestarem o interesse de implantar o 5G em Nova Friburgo”, esclareceu ele.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora. 

A capacidade e velocidade do 5G possibilitará a cobertura e a automação de toda área rural, rádio e TV por internet chegarão a todos os lugares com muita rapidez, poderemos ter uma cidade realmente inteligente, possibilita a medicina à distância, sistemas de controle de trânsito integrados e até carros autônomos, sem motoristas, poderão transitar em um futuro próximo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: