Aulas nas escolas estaduais e particulares retornam nesta segunda

Separamos dicas simples para que a rotina de estudos não seja monótona e a necessidade de estudar e aprender seja prazerosa e frutífera
sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Após o encerramento do período de férias, os alunos das escolas estaduais e particulares voltarão às aulas nesta segunda-feira, 5. Na rede municipal, o retorno será na próxima quarta-feira, 7. Voltar às aulas é empolgante para todos. Os alunos encontram seus amigos, mudam de sala, conhecem novos colegas; os professores retornam às suas atividades e os pais entram na correria habitual. Isso não é novidade, mas o que pode melhorar neste novo ano?

Afinal, cada ano é único e nos aproxima mais de nossos sonhos. Por isso, separamos dicas simples para que a rotina de estudos não seja monótona e a necessidade de estudar e aprender seja prazerosa e frutífera. 

Atenção com os horários de descanso: Voltar às aulas é retornar à rotina de dormir e acordar em horários certos, mesmo que você estude à tarde. Então, organize-se pelo menos três dias antes de começar as aulas. Dessa forma, o choque dos horários é bem menor.

Organize o seu tempo: As aulas começaram? Anote seus compromissos fixos e também os que surgirem a cada dia; tenha uma agenda disponível; coloque lembretes à vista para não esquecer;  organização é fundamental para um bom desempenho escolar.

Escolha um horário e um local para estudar: A gente aprende por repetição, por isso revisar matérias ajuda a assimilar. Então, na volta às aulas, organize horários para estudo diário, prepare o lugar e faça suas revisões. Um lugar limpo, organizado, silencioso contribui para um bom aprendizado.

Esteja atento ao professor: O professor é um mediador entre você e a aprendizagem. Cada aula que ele dá é fruto de um planejamento com metas e objetivos. Então, aproveite os momentos em sala de aula, preste atenção, anote, faça perguntas, responda as atividades, etc. 

Estabeleça um limite para o uso do celular: A volta às aulas é a oportunidade perfeita para organizar os limites de tempo com o celular ou outros equipamentos eletrônicos. Eles são necessários, mas o uso exagerado prejudica a concentração. Portanto, quando você for estudar, deixe as distrações de lado. No início é difícil, mas com disciplina você logo se acostuma.

A responsabilidade começa cedo: Ter um papel ativo nas responsabilidades como estudante favorece a volta às aulas. Isso inclui organizar a mochila, o uniforme, olhar a agenda; deixar as tarefas prontas; saber que materiais serão usados em sala etc. Quem começa assim, tem mais chance de se sair bem.

Faça um plano de estudo: Aprender não é mágica. Não acontece às vésperas, nem as respostas aparecem na hora das avaliações. Portanto, tenha um plano de estudo desde o início da volta às aulas. Não espere as avaliações para estudar, antecipe tudo com um planejamento de estudos.

Pegue leve com você: Essa dica não significa relaxar demais na volta às aulas, mas começar rápido demais, com muitas exigências e depois desanimar. Pegue leve, vá com calma. Se você estudar 45 minutos todos os dias, sem distração, prestar sempre atenção, descansar o suficiente, não faltará hora para lazer e diversão. 

Pratique uma atividade física: Corpo e mente estão interligados. Há um ditado que diz: quando a mente não pensa, o corpo padece. Logo, se a mente trabalha demais, o corpo precisa trabalhar, gastar energia, eliminar toxinas e se exercitar. Não se esqueça que o esporte ajuda na produção de criatividade.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: