Ator friburguense registra B.O. contra padre por preconceito e homofobia em missa

“O demônio está entrando na casa das pessoas de diferentes formas para destruir as famílias, na representação da união de pessoas do mesmo sexo”, teria discursado o padre
terça-feira, 02 de maio de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Ator Bernardo Dugin (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ator Bernardo Dugin (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Na segunda-feira, dia 1º, o ator Bernardo Dugin publicou um vídeo nas redes sociais mostrando um Boletim de Ocorrência (B.O.) feito na 151ª DP, em desfavor de um padre  por homofobia, discurso de ódio e preconceito. De acordo com Dugin, o caso aconteceu durante uma missa de 7º dia de um familiar seu, no Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), no último domingo, 30 de abril.

Segundo o vídeo divulgado pelo ator, o padre teria dito na hora da homilia que a união de pessoas do mesmo sexo é um dos fatores que contribui para a destruição da família. 

“Entre outras barbaridades ditas antes, ele disse esta: ‘O demônio está entrando na casa das pessoas de diferentes formas para destruir as famílias, na representação da união de pessoas do mesmo sexo, homem com homem e mulher com mulher’”, relatou Bernardo. 

Em respeito à perda da família, Dugin levantou- se e saiu em silêncio. Após a sua saída, o padre teria dito que “quem se incomodou com o discurso, que essa era a verdade."

Após o incidente, o artista foi até a 151ª DP para registrar um B.O. “Agora você [padre] vai responder na Justiça o crime que o senhor cometeu com essas palavras. Essas palavras, padre, eles ferem não  só a mim, a minha família. Elas ferem muitas pessoas do Brasil. Isso fere a saúde mental das pessoas, a saúde física. E você sabe o que acontece com esse discurso lá na ponta: depressão, não aceitação, suicídio. É como se o senhor estivesse apontando uma arma para mim e disparado o gatilho… Padre, o demônio está na representação do ódio, não está na representação do amor”, esclareceu Bernardo.

Colégio Nossa Senhora das Dores

“O Colégio Nossa Senhora das Dores contribui, há 130 anos, com a educação de crianças e jovens a partir de uma Pedagogia Humanista, aliando excelência acadêmica e valores cristãos.

Comungamos com a perspectiva do Papa Francisco sobre o Evangelho verdadeiro de Jesus: amar e respeitar, sem distinção, todas as pessoas como irmãos. Isso supõe total respeito e acolhimento às diferenças e recusa obstinada a toda e qualquer forma de discriminação. 

O CNSD repudia, veementemente, todo discurso de ódio e incitação à violência de qualquer natureza.

Esclarecemos à comunidade que a indicação de sacerdotes para as liturgias da Capela do CNSD é de inteira responsabilidade da Diocese de Nova Friburgo.

Lamentamos, profundamente, o ocorrido na homilia do dia 30 de abril, que feriu muitas pessoas e somos solidários às suas dores.”

Diocese de Nova Friburgo 

A VOZ DA SERRA procurou a Diocese de Nova Friburgo com a finalidade de saber mais detalhes sobre o ocorrido. Em nota, “a Diocese, por meio de seu Departamento Jurídico, está em apuração interna do caso, aguardando o posicionamento do Bispo. Assim que tivermos um parecer divulgaremos nota a respeito.”

Atualização: "A Diocese de Nova Friburgo, por meio de seu Bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, lamenta profundamente o ocorrido com o ator Bernardo Dugin, durante a Santa Missa de 30 de abril, na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo. Pedimos perdão às pessoas que se sentiram ofendidas e reafirmamos aquilo que é recorrente nas orientações do Bispo para os padres e leigos: misericórdia, respeito, diálogo, tolerância e reconciliação.

Amanhã (quarta-feira, 3) publicaremos uma nota com o pronunciamento do Pe. Antônio Carlos dos Santos, sarcedote envolvido no caso."

Nota de esclarecimento do Padre Antônio Carlos dos Santos

"Em razão dos fatos ocorridos no último dia 30/04/2023 e que foram massivamente noticiados pela imprensa e redes sociais, venho publicamente me manifestar no sentido de que as palavras por mim proferidas durante a Missa da comunidade, realizada na Capela Nossa Senhora das Dores (Nova Friburgo/RJ), não tiveram o intuito de ofender nenhuma classe ou pessoa, ao qual de antemão já me desculpo por eventual interpretação que se tenha dado a essas falas.

Quem me conhece sabe que minha missão como sacerdote católico é professar a verdade do evangelho e doutrina da Igreja, da forma literal como escrito na Bíblia e no catecismo.

Reitero meu compromisso com a sociedade, sem distinção de raça, etnia, cor ou orientação sexual, pois entendo que somos todos iguais aos olhos de Deus, sendo certo que meu papel é proclamar o mandamento da caridade, respeito, misericórdia e tolerância.

Por fim, esclareço que em mais de 15 anos de sacerdócio, nunca tive a intenção de causar qualquer inconveniente aos irmãos, sendo assim, me coloco à disposição para uma abertura de diálogo amigável, pois entendo que o melhor caminho é sempre a reconciliação, mediação e conversa entre as partes."

Padre Antônio Carlos dos Santos
Capelão do Colégio Nossa Senhora das Dores

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: