Arte urbana vai tomando conta das ruas de Nova Friburgo

Cacau Rezende e Tosth Ban transformam o visual da cidade com o projeto Tintas no Muro
quinta-feira, 07 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

O pintor e muralista Cacau Rezende, conceituado artista plástico, e o multiartista Tosth Ban, expert em “graffiti”, passaram os últimos dias trabalhando no muro do Nova Friburgo Futebol Clube (atual estacionamento na esquina das ruas Prefeito José Eugênio Müller com Dante Laginestra, Centro) — pintando e grafitando o local, embelezando com criatividade os caminhos de Nova Friburgo.

Idealizado pelo friburguense José Motta, o Projeto Tintas no Muro foi lançado em dezembro de 2023, com o objetivo de atrair o olhar dos moradores e visitantes para o talento dos artistas locais, enquanto transitam pela cidade. 

Motta fez um levantamento dos artistas plásticos do município e criou um site para divulgá-los — o www.tintasnomuro.com.br. No momento há 18 artistas cadastrados com suas obras. Artes plásticas, murais, quadros, painéis, instalações, enfim, um interessante acervo está disponível para apreciação do público.

 “É um espaço democrático, aberto para todo tipo de expressão artística. A ideia é divulgar esse segmento, para informar e sensibilizar as pessoas para esse tipo de criação. Precisamos despertar as pessoas,  atrair e formar um público que valorize o trabalho desses artistas”, defende Motta.   

Segundo ele, o acesso ao site vem cumprindo sua finalidade, de “dar um rosto aos artistas e às suas obras. A maioria deles está na estrada há muitos anos e é mais do que merecido o reconhecimento de um maior número de friburguenses”, argumenta.

Para tanto, está empenhado em criar um roteiro cultural-artístico, algo como um circuito turístico. “Por exemplo, entre as diversas possibilidades históricas e contemporâneas, temos a vinícola localizada em Terras Frias e o Jardim do Nêgo. Além de pontos emergentes — como o Espaço Arp, que já conquistou o público com diversas atividades, shows, restaurantes e bares, já consolidado como um point. E possui o maior acervo de murais do município. Queremos desenvolver essa ideia para consolidar o Projeto Tintas no Muro”, reiterou José Motta. 

Cacau Rezende e Tosth Ban são patrocinados pela Flybourg Agência de Viagens e Turismo, e Frigodário. 

  • Cacau Rezende

    Cacau Rezende

  • Tosth Ban

    Tosth Ban

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: