Águas de Nova Friburgo premia vencedores do Trata Óleo nas Escolas

Ao longo de seis meses, estudantes e educadores foram sensibilizados sobre o descarte adequado do óleo de cozinha usado
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Educação, da prefeitura, premiou, na última segunda-feira, 11, as quatro escolas municipais que participaram da primeira edição do projeto "Trata Óleo nas Escolas" e o aluno vencedor do concurso, que escolheu o nome para o Ponto de Coleta Voluntária (PEV). O evento ocorreu no auditório do Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças, da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Olaria.

Ao longo de seis meses de projeto, estudantes e educadores foram sensibilizados por meio de uma cartilha e atividades sobre o descarte adequado do óleo de cozinha usado. PEVs foram instalados nas escolas, com objetivo de arrecadar a maior quantidade de óleo em uma competição. A Escola Municipal São José conquistou o primeiro lugar, arrecadando 196 litros de óleo, seguida pelas escolas municipais Jardel Hottz (176 litros), Padre Rafael (96 litros) e Pastor Schlupp (36 litros). As escolas foram premiadas com notebooks, caixas de som e microfones.

Ainda no projeto, foi lançado o concurso para dar nome ao Ponto de Coleta Voluntária. Quatro nomes foram sugeridos pelos estudantes. O concurso contou com mais de 800 votos, e o nome escolhido, com 218 votos, foi "Fritus", indicado pelo aluno Davi Werneck Raposo, da Escola Municipal Pastor Schlupp, que recebeu uma bicicleta como prêmio.

A diretora da concessionária, Danielle Moreira, destacou o compromisso da empresa em promover educação ambiental no município: “Além do projeto ‘Amigos da Água’, realizado há 11 anos, agora contamos com o "Trata Óleo nas Escolas", outra iniciativa para formar jovens mais conscientes dos cuidados com o meio ambiente”, observou. 

O prefeito Jhonny Maycon prestigiou o evento e realizou a entrega dos prêmios. "Esse programa é mais uma frente para levar informação aos alunos e seus familiares. Essas crianças serão responsáveis por garantir um futuro mais digno para as futuras gerações", disse o prefeito.

Até agora, já foram recolhidos mais de 1.500 litros de óleo de cozinha usados por meio dos 18 PEVs implantados pela concessionária no município, em parceria com a empresa Renova Oil. A meta é alcançar 46 PEVs até o final de 2024. Cerca de 600 barras de sabão, resultantes da reciclagem do óleo usado, foram distribuídas para instituições de caridade, escolas e em outras ações.

O óleo de soja usado geralmente em frituras apresenta alto poder poluente se descartado de forma inadequada, pois um litro do produto é capaz de poluir até 25 mil litros de água. O descarte na rede de esgoto, além de prejudicar o meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto e redes coletoras, pois o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: