Águas de Nova Friburgo completa 15 anos celebrando avanços

Concessionária reúne 12 sistemas de abastecimento que produzem cerca de 35 milhões de litros de água por dia
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A concessionária Águas de Nova Friburgo, do Grupo Águas do Brasil, completou 15 anos de atividades no município na última segunda-feira, promovendo a operação dos serviços de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto. Desde que assumiu, em 2009, a concessionária elevou de zero para mais de oito bilhões de litros de esgoto tratado por ano. Hoje são, ao todo, 12 sistemas de abastecimento que produzem cerca de 35 milhões de litros de água por dia e fornecem água de qualidade para praticamente 100% da população urbana de Nova Friburgo.

Com os investimentos realizados, o município conta atualmente com quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e mais duas serão construídas: a ETE Lumiar e a ETE Cônego. Além disso, unidades foram modernizadas e ampliadas. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan é equipada com um dos sistemas de tratamento de água mais modernos do país.

“Nos orgulhamos da nossa história, mas não deixamos de olhar para o futuro. Muitos investimentos ainda serão realizados em Nova Friburgo. É uma alegria muito grande para nós friburguenses ver a vida de volta ao Rio Bengalas, um dos principais cartões postais da cidade”, celebra a diretora da concessionária, Danielle Moreira.

Educação ambiental 

A Águas de Nova Friburgo investiu fortemente em projetos de educação ambiental. No último ano, foi realizada a 11ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água, que envolve cerca de oito mil estudantes da rede municipal todos os anos. Além disso, foi implementado o projeto Trata Óleo nas Escolas, que levou para a rede municipal de ensino orientações importantes sobre como o descarte incorreto do óleo é prejudicial para o meio ambiente.

Em 2023, cerca de 37 toneladas de fertilizante, proveniente da compostagem do lodo gerado nas ETEs, foi destinado para os jardins de Nova Friburgo e projetos que realizam reflorestamentos, além da criação de corredores verdes. Mais de 1.600 litros de óleo de cozinha usados foram retirados do meio ambiente por meio do Programa Trata Óleo, que hoje conta com 19 Pontos de Coleta Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade. As pastas de sabão, derivadas do processo de reciclagem do óleo usado, são doadas para escolas, comunidades e instituições de caridade.

Reconhecimento 

A concessionária Águas de Nova Friburgo recebeu, em novembro do ano passado, o Troféu Quíron Bronze do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), em reconhecimento às boas práticas em saneamento. O prêmio é considerado o Oscar do setor.

Para selar o compromisso com o município, além de levar água de qualidade para centenas de famílias e tratar o esgoto, a Águas de Nova Friburgo investiu em diversos projetos que promovem qualidade de vida, cultura, informação e lazer para os cidadãos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: