Agenda cheia na Usina Cultural: Festival de Verão, lançamento de livro e exposição

Programação promove os talentos locais, a economia criativa e dissemina a cultura brasileira
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Expo Tecnoscópio (Foto: Regina Lo Bianco)
Expo Tecnoscópio (Foto: Regina Lo Bianco)

Nesta reta final de 2023, a Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, reúne uma série de atrações que prometem garantir muito lazer para friburguenses e turistas de todas as idades. São projetos culturais patrocinados pelo Instituto Energisa e Fundação Ormeo Junqueira Botelho  ou que contam com apoio cultural da empresa, promovendo os talentos locais, a economia criativa e disseminando a cultura brasileira. Confira alguns destaques da programação:

Sexta-feira, 15: Festival de Verão Usina Viva, a partir das 19h30. Evento gratuito com ingressos limitados disponíveis para retirada 30 minutos antes de cada atração. O primeiro show será com a cantora e compositora Ilessi, que acolhe diversos modos de manifestação da música brasileira: o tribal, o sofisticado, o experimental, o sentimental, o velho e, principalmente, o novo.

Já em ‘Cruzadas’, acontece o encontro das alteridades de duas artistas negras, Dandara Ventapane e Ibis Lima, que usam a cena como “escrevivência”. Os diálogos estabelecidos são com a cultura popular e a cultura negra, que é a ancestralidade presente nessa história em dança.

Fechando o Festival de Verão Usina Viva, após as apresentações musicais de Ilessi e a apresentação coreográfica “Cruzadas”, a Usina recebe Luiz Nadal para animar ainda mais a noite. Ele, que é jornalista, realiza eventos culturais, dentre os quais o Causos Literários, e também performa como DJ. Pretende arrasar com uma seleção musical que vai dos ritmos afro-indígenas mais antigos até as brasilidades contemporâneas.

O projeto Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com patrocínio da Energisa, Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Instituto Energisa e do Hotel Dominguez Plaza.

Outra atração de hoje é o encerramento da exposição ‘Toda potência ao corpo’ no Espaço Anexo.

Sábado, 16: lançamento do livro do projeto Mostra Socioagrobiodiversidade, realizada entre fevereiro e julho na Usina Cultural Energisa, às 10h. A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade, realização de Na Rede com Scheila, se destinou a exibição, a sociabilização e a documentação de conhecimentos e produções construídas a partir da interrelação entre as diversidades biológica e de sistemas socioculturais variados da cadeia socioprodutiva da socio agrobiodiversidade. 

Até 23 de dezembro: Exposição Tecnoscópio, na Galeria Usina Cultural, do Projeto Resistência Artística.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: