Ações solidárias ajudam a aquecer a chegada do inverno

Confira algumas dicas para ajudar a população em situação de rua a enfrentar o frio
sexta-feira, 16 de junho de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O inverno começa oficialmente na próxima quarta-feira, 21, mas Nova Friburgo já está registrando baixas temperaturas nas últimas semanas, principalmente à noite e madrugadas. Muitas famílias dependem da caridade da população para se agasalhar. Por isso, diversas instituições costumam fazer campanhas de solidariedade para arrecadar cobertores e roupas de frio para distribuição a quem mais necessita.   

A Igreja Católica sempre promove campanhas solidárias de arrecadação de agasalhos para famílias assistidas pelas pastorais sociais de diversas paróquias da Diocese de Nova Friburgo. Na solenidade de Corpus Christi, no último dia 8, por exemplo, foram arrecadados cobertores e agasalhos durante a confecção dos tapetes de sal para a procissão o Santíssimo Sacramento.  

Já a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, em parceria com a SOS Vida Resgate, realizou, na noite da última quarta-feira, 14, um trabalho de abordagem a pessoas em situação de rua, que são as que mais sofrem neste período de baixas temperaturas. A ação aconteceu  no Centro e no distrito de Conselheiro Paulino. O objetivo foi oferecer abrigo, alimentação, água e cobertores, além de cuidado e proteção. 

Durante a abordagem foram identificadas dez pessoas em situação de rua. Atualmente, 12 já se encontram como usuários do abrigo municipal provisório, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os profissionais da Secretaria buscam, rotineiramente, conversar com essas pessoas para oferecer uma nova chance de reverter a condição de rua. Mesmo os que não desejam ser conduzidos para um local provisório, recebem atenção dos profissionais. 

No entanto, muitas das pessoas em situação de rua insistem em permanecer nas ruas ocupando espaços públicos. Na Estação Livre, a antiga rodoviária urbana na Praça Getúlio Vargas, é comum ver pessoas em situação de rua ocupando aquele espaço durante o dia e à noite. O mesmo acontece na Praça Getúlio Vargas e em algumas calçadas do Centro;  

Dicas para ajudar quem está em situação de rua a enfrentar o frio

A população em situação de rua é a que mais sofre com a chegada do inverno. Agasalhos, cobertores, colchões, alimentos e bebidas quentes tornam-se itens emergenciais para amenizar o frio desses grupos mais vulneráveis.

  • Arrecadação de agasalhos e cobertores: o primeiro passo é exercer o que está ao seu alcance. Reúna agasalhos, toucas, luvas e cachecóis que você, familiares ou amigos não usam mais para distribuí-los.

  • Alimentos e bebidas que possam amenizar o frio: sopas, cremes, chás, café, achocolatados e outros alimentos e bebidas quentes podem ser uma boa forma de amenizar o frio e a fome daqueles que mais precisam.

  • Agasalhos em pontos estratégicos: no caso da falta de tempo para distribuição, também é possível deixar os agasalhos em locais estratégicos como pendurados em árvores, ou dispostos em uma caixa em local público, com avisos explicando que são destinados à população de rua.

  • Vaquinha online: uma boa alternativa de arrecadação pelo alcance que pode atingir. Diversos sites fazem esse serviço e dá para pagar por boleto, transferência e cartão de crédito – basta a pessoa escolher. E o melhor: dá para ajudar de qualquer lugar do mundo. O dinheiro pode ser usado para comprar itens básicos ou doado para uma ONG.

  • Procure uma ONG que faça o trabalho e contribua: “Quero ajudar mas não tenho tempo”. A rotina pode ser corrida para a maioria, mas sempre dá para separar uns minutinhos do dia e encontrar uma organização não governamental que realize serviços de ajuda às pessoas em situação de rua e doar. (Com informações da Agência Brasil)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: