30 toneladas de vidro coletados em Nova Friburgo

Embalagens podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem, sem nenhuma perda de material
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

O projeto “Ciclo do Vidro” já coletou 30 toneladas de vidro em Nova Friburgo, evitando assim, que todos estes recipientes acabem no aterro sanitário da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), no Córrego Dantas.

Este projeto é uma iniciativa da Cervejaria Lumiarina e visa destinar os vidros descartados na cidade para reciclagem na Ambev Vidros, o que gera renda para os gestores do projeto nos pontos de coleta atuais: nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra e também no Espaço Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, no Centro.

“Para que tenham uma ideia, foram arrecadadas 28 caçambas lotadas de vidro. E isso é apenas uma pequena parte do vidro produzido na cidade, o projeto ainda tem muito a crescer”, relataram os gestores.

Não descarte vidro em lixo comum

Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desses materiais em locais inapropriados pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Dessa maneira, o melhor a se fazer é reciclar os materiais feitos em vidro.

Benefícios da reciclagem do vidro

É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo da sociedade. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem do vidro seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais. Estas características são únicas do vidro que, além das suas vantagens como material, acrescenta à elas os benefícios da reciclagem.

As embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro, para a produção de novas embalagens, consome menor quantidade de energia e reduz a emissão de CO2 e particulados, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana e aumentando a vida útil dos aterros sanitários. O vidro é 100% reciclável e pode ser reaproveitado inúmeras vezes sem perdas no processo, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, também diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza poupando recursos naturais e contribuindo para uma economia circular.

Para cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se menos 70% do que se gastaria para fabricar mais vidro e para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se 1,2 tonelada de matéria-prima.

Tipos de vidros recicláveis

  • Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;

  • Potes de alimentos;

  • Cacos de vidros;

  • Frascos de remédios;

  • Frascos de perfumes;

  • Vidros planos e lisos;

  • Pára-brisas;

  • Vidros de janelas;

  • Pratos, tigelas e copos

Depois de descobrir a importância da reciclagem de vidro, chegou a hora de fazer a diferença. Comece a separar o seu vidro para reciclagem e leve até um ponto de reciclagem mais perto de sua casa para o material ser reutilizado da maneira mais correta para não prejudicar o meio ambiente. (Com informações da Abividro e Psdovidro)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: