1º Aberto de Xadrez incrementa a modalidade em Nova Friburgo

Inscrições estão abertas até esta segunda-feira, 6, para os atletas interessados em participar
sexta-feira, 03 de novembro de 2023
por Vinicius Gastin
Registro histórico da inauguração do Clube de Xadrez, em 1927 (Fotos: Divulgação)
Registro histórico da inauguração do Clube de Xadrez, em 1927 (Fotos: Divulgação)

Uma modalidade que exige concentração, estratégia, paciência e inteligência. Capaz de mexer com as mais diversas valências, e mesmo sendo um jogo de tabuleiro, despertar emoções em quem joga e também naqueles que assistem. O xadrez é praticado e possui inúmeros adeptos em Nova Friburgo, e terá uma chance de ser ainda mais divulgado com a promoção de uma atividade no próximo fim de semana.

O 1º Aberto de Xadrez de Nova Friburgo está com inscrições abertas – pela internet, com link disponível no Instagram da prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - até esta segunda-feira, 6, para os atletas interessados em participar. O evento, de iniciativa da Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, é gratuito, e será promovido no próximo sábado, 11, na Oficina Escola de Artes, que funciona no antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, 89, a partir das 8h.

“O Aberto de Xadrez, verdade seja dita, nem é o primeiro, mas como já passou tanto tempo desde o último torneio realizado que esta edição foi denominada como a primeira, de novo. Como o nome do evento já diz, será aberto a todos e o objetivo principal é fazer uma grande confraternização, uma grande festa do xadrez. No momento, já temos quase 50 inscritos e o evento será disputado em sete rodadas, com 20 minutos para cada jogador. Teremos premiação para diferentes categorias: sub-12, sub-14, sub-18, masculino e feminino. Troféus para os três primeiros colocados no geral e medalhas do quarto ao décimo. É mais um passo no resgate de nossas tradições e, para participar, basta se inscrever”, explica o professor Guilherme, apaixonado pela modalidade e organizador do evento.

As regras para este torneio seguirão as mesmas da Fide na modalidade de xadrez rápido. O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar e difundir a prática de xadrez no município e na Região Serrana. O torneio conta com o apoio do CXMNF – Clube de Xadrez Municipal de Nova Friburgo e da LXIS – Liga de Xadrez do Interior Serrano/RJ.

Xadrez é tradição na cidade

“Embora muita gente não saiba, Nova Friburgo tem uma longa tradição na prática do jogo de xadrez. O atual Clube de Xadrez Municipal é apenas mais uma página dessa história, que teve seu marco em 1927, com a inauguração do Clube de Xadrez, no Suspiro, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de nossa cidade”, descreve o professor Guilherme.

O clube é uma iniciativa da Secretaria de Educação. A atual gestora da pasta, Caroline Klein, já conhecia o trabalho de Guilherme, através do projeto “Xadrez nas Escolas” - A educação dá aos peões poderes de rei”. Ao assumir a secretaria e o espaço do antigo Colégio Cefel, foi oferecido ao professor uma sala no espaço para a ampliação do trabalho, inclusive para toda a sociedade friburguense.

“O xadrez é a ginástica da mente, portanto, é válido para todos com diferentes ganhos para cada faixa etária. Tenho aluna com 5 anos e outro com 80, esse é o lema: xadrez para todas as idades! Importante ressaltar então que qualquer um pode participar, só temos uma exigência: comparecer. O clube fica no Complexo Educacional Paulo Rónai, no antigo colégio Cefel, na Rua José Tessarolo dos Santos, antiga Baronesa, no Paissandu, e abrimos aos sábados a partir das 14h”, conta.

Num mundo cada vez mais digital, onde o interesse pelos games sobrepõe práticas tradicionais, à exemplo dos jogos de tabuleiro, buscar novos adeptos à modalidade é uma missão que desafia.

“Talvez este seja o maior desafio dos pais na atualidade: a relação das crianças e jovens com a internet. Não tem quem não conheça um responsável que não se estresse com o filho no computador e fique em busca de uma solução. Obviamente, o xadrez não tem poderes mágicos, mas todo e qualquer evento que possa levar a criança a uma atividade presencial na qual ela experimente uma troca real e desafiadora é, com certeza, muito bem-vinda. E, nesse ponto, só há uma saída: o exemplo. Aprendam a jogar, compartilhem esse momento com seus filhos e filhas e venham nos visitar. Tenham um sábado diferente e, melhor, sem gastar nada. Mas reconheço que educar em tempos de internet é um grande desafio. Há um conceito surgido no início dos anos 90 num congresso em Barcelona que defende a ideia de Cidades Educadoras. Nesta perspectiva, não só a escola e os pais, mas toda a cidade assume um papel educador na formação de seus cidadãos, o desafio passa a ser de todos. Mas, esta é uma outra discussão.”

E dentro desse contexto, atraindo o interesse de firburguenses de todas as idades, alguns começam a ganhar destaque. “O Carlos Evanir é o nosso melhor jogador e reconhecido como um dos melhores do Estado do Rio de Janeiro. Impossível, porém, não fazer aqui uma menção, uma homenagem à família Asth. Seis irmãos que aprenderam a jogar nos distantes anos 70 e até hoje permanecem jogando. Infelizmente, o Wanderley, tri campeão friburguense nos anos 80, já nos deixou”, encerra o professor Guilherme.

Futsal encerram os Jogos Escolares Municipais 

O Ginásio Municipal Adhemar Combat, no bairro Olaria, foi palco para as finais dos Jogos Escolares Municipais Friburguenses 2023 (Jemf). Na ocasião também foi realizada a cerimônia de encerramento do evento, com premiação dos estudantes e apresentação de dança das alunas do 9º ano da Escola Umbelina Breder de Queiroz.

A última partida dos Jogos Escolares foi da categoria sub-16 (masculina) do futsal. O Colégio Municipal Rui Barbosa venceu o último duelo da manhã contra o Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira nos pênaltis, por 6 a 5 - no tempo normal o duelo ficou empatado em 1 a 1.

Os demais resultados do futsal foram: Escola Jardel Hottz 0 a 3; Escola Rui Sanglard (futsal sub-12 misto); Colégio Dermeval, 4 a 1; Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira (futsal sub-14 feminino); Jardel Hottz, 7 a 1; Vevey La Jolie (futsal sub-10 misto); Dermeval, 1 a 0; JK (futsal sub-14 masculino); Ceffa Flores, 0 a 2; JK (futsal sub-16 feminino).

Foram cinco dias de competição com momentos de muita alegria, confraternização e festa, retomando uma antiga tradição de Nova Friburgo, mobilizando 16 escolas municipais através do esporte.

“A edição 2023 foi um sucesso, entretanto, trata-se apenas do pontapé de lindas histórias que serão escritas através do Jenf”, destacou o prefeito Johnny Maycon.

A organização foi da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e apoio da SAF, Águas de Nova Friburgo e Friburguense Atlético Clube.
 

 

  • Clube reúne enxadristas de todas as idades, com atividades aos sábados

    Clube reúne enxadristas de todas as idades, com atividades aos sábados

  • Finais do Futsal encerraram os Jemf

    Finais do Futsal encerraram os Jemf

  • Evento contou com parcerias e a ajuda de diversos colaboradores

    Evento contou com parcerias e a ajuda de diversos colaboradores

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: