Wanderson Nogueira e Mariozam da Rádio participam do 4º encontro da Acianf

Candidatos responderam a perguntas da entidade, de internautas e de A VOZ DA SERRA
terça-feira, 27 de outubro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Wanderson Nogueira e Mariozam da Rádio participam do 4º encontro da Acianf

No quarto dia de sabatinas virtuais com os candidatos a prefeito, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) recebeu nesta segunda-feira, 26, os candidatos Wanderson Nogueira (PDT) e Mariozam da Rádio (PTC). Pela manhã, Wanderson apresentou suas principais propostas durante 20 minutos. Num segundo momento, ele respondeu a perguntas elaboradas pela Acianf, pelos participantes que assistiam a transmissão e de A VOZ DA SERRA, único veículo de imprensa a participar de todos os encontros até o momento.

Perguntado sobre suas propostas para os vendedores ambulantes, Wanderson disse que pretende transformar a economia popular de Nova Friburgo. “Primeiro, a oferta do crédito orientado para ajudar as pessoas em seus negócios. Não haverá o encerramento dessa atividade, ela será organizada, algo que não acontece hoje. A nossa proposta, além do crédito orientado é fazer com que a organização faça com que esses ambulantes estejam nos lugares adequados para sobreviver. Ao mesmo tempo, através do cadastramento e de um censo que será realizado, a gente possa entender de onde vem o seu produto, o que ele pode melhorar para que seu produto seja legalizado, dentro das regras e dos impostos assim por diante. É preciso ter informações sobre o espaço onde o ambulante ficará, o que ele vende, como ele vende e como o município pode ajuda-lo a sair da informalidade, caso não esteja adequado às normas que serão estipuladas”, disse.

Questionado por A VOZ DA SERRA, sobre as medidas que serão implementadas no combate a Covid-19, o candidato informou que é preciso colocar Nova Friburgo no roteiro de cidades que receberão as vacinas. “O que vai resolver os nossos problemas será a vacinação. Já na transição de governo vamos assumir um compromisso com o Instituto Butantan ou com a Fiocruz. Temos que fazer a articulação para que o município de Nova Friburgo seja um dos primeiros a receber a vacina. Vejo alguns municípios a frente do nosso e não dá pra esperar pelo Governo Federal, fazer essa organização da vacina. Vai depender muito dos municípios, por isso precisamos buscar um dos dois institutos para receber a vacina e resolver de uma vez por todas a questão de cor de bandeira, máscaras e punição. Muito mais do que a punição é preciso uma orientação, mas também uma luz no fim do túnel e essa luz é a vacina. Precisamos pensar em correções, principalmente na Educação. Estou muito preocupado com a alfabetização das nossas crianças. Independente da vacina, é preciso fazer com que a rede escolar vá até as crianças, porque o prejuízo de uma alfabetização mal feita é para o resto da vida e essa é a nossa preocupação fundamental, nesse momento”, informou.

 Já na segunda sabatina do dia, realizada à tarde, o candidato Mariozam da Rádio (PTC) apresentou suas propostas e respondeu perguntas elaboradas pela Acianf, pelos participantes que assistiam a transmissão e também de A VOZ DA SERRA. Foram abordados relacionados ao turismo, como qual o projeto o candidato possui para alavancar o turismo rural no município. 

“Nós temos que alavancar o turismo em geral. Sobre o rural, meu pai era agricultor em Sumidouro e eu conheço a agricultura muito bem, já que aos 10 anos eu estudava e trabalhava na lavoura de tomate. Hoje temos uma potência agrícola no terceiro distrito e em Vargem Alta, lugares que o homem do campo é esquecido. Nós precisamos levar internet para essas localidades. No turismo rural, precisamos fazer parcerias com hotéis, que são poucos e muitos deles estão fechados. Temos que estimular essas parcerias com hotéis para que possamos recepcionar os que vierem a Nova Friburgo para conhecer a agricultura do nosso município. Nossa agricultura é rica, nós somos um dos maiores fornecedores de hortaliças do estado do Rio de Janeiro ou quiçá do Brasil.”, disse Mariozam. 

Ele ainda acrescentou a proposta de incrementar a realização de exposições de produtos agrícolas. “Muita gente não sabe, mas aqui na região nós temos até produção de azeitona. Temos que expor esses produtos e valorizar a agricultura. Temos que trazer grandes eventos para os agricultores, como as tradicionais exposições agropecuárias”, relatou.  

Ao responder a pergunta de A VOZ DA SERRA sobre a queixa dos friburguenses em relação a falta de postos de saúde nos bairros mais distantes, o candidato relatou que, se eleito, “os postos de distritos vão funcionar 24 horas e também nos bairros maiores, como Olaria e São Geraldo. Olaria ainda vai voltar a ter o Sase, um presente do reverendo Isaías para nós. Vou colocar nos bairros mais distantes a ambulância 24 horas. Nós temos que desafogar o Raul Sertã, de que forma vamos desafogar? Sustentando esses postos de saúde nos distritos e nos bairros, colocando médicos, pediatras, dentistas. Nós temos todo o aparato em Nova Friburgo para se fazer uma boa saúde, basta ter coragem, basta ter determinação. Eu provo isso para vocês aqui no posto de São Geraldo. Se formos eleitos,  vamos de imediato estruturar o posto de lá, 24 horas e com ambulância, sem prometer uma UPA, sem prometer nada para ninguém. E onde tiver uma escola maior, onde pudermos usar uma sala ou construir um posto menor do lado para um pronto atendimento, vamos construir também. Tudo isso está no nosso plano de governo, tudo isso não é utopia, isso tudo vai acontecer com Mariozam da Rádio”, esclareceu.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições