Vitamina D pode ser importante aliada no combate ao Covid-19

Alimentos saudáveis e suplementação correta ajudam no reforço do sistema imunológico, ensina especialista
sábado, 28 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Vitamina D pode ser importante aliada no combate ao Covid-19

Renato Sippli de Moraes, respeitado nutricionista friburguense, dividiu com o colunista Massimo alguns apontamentos a partir de recente estudo publicado pela Universidade de Turim que indica um contingente significativo de pessoas com carência de vitamina D entre a população mais atingida pela Covid-19.

Evidentemente são estudos preliminares, mas que sugerem o efeito positivo de alguns velhos hábitos para fortalecer o sistema imunológico.

Preparar o corpo

“Dados epidemiológicos sugerem que, mais cedo ou mais tarde, todos nós seremos expostos ao novo coronavírus, assim como não conseguimos fugir a vida inteira da gripe comum e de outros vírus espalhados pelo mundo.

No entanto, estudos já mostram que pelo menos 2/3 das pessoas que contraem o novo coronavírus são assintomáticas, e isso provavelmente ocorre porque essas pessoas contam com um sistema imunológico mais bem preparado do que as que estão no grupo de risco. É importante, portanto, cuidar para que nosso organismo esteja pronto para responder da melhor forma possível em caso de contaminação.”

Frutas e legumes

“Para um sistema imunológico fortalecido, alguns aspectos são fundamentais: sono de qualidade, prática regular de atividade física, redução de estresse crônico, não fumar, e é claro, uma alimentação saudável.

É importante aumentar o consumo de frutas e verduras de forma geral. Recomendada-se o consumo de três porções de frutas distribuídas ao longo do dia, e deve-se dar preferência às que são ricas em vitamina C (acerola, goiaba, laranja, limão, kiwi). Além de vitaminas e minerais, frutas e verduras são ricas em polifenóis e fibras, indispensáveis para saúde imunológica e intestinal.”

Vitamina D

“Outra substância de fundamental importância para melhora da imunidade é a vitamina D, sintetizada principalmente pela exposição ao sol. Um estudo da Universidade de Turim publicado nesta semana relacionou os casos mais graves de Covid-19 à deficiência de vitamina D.

Assim, devemos nos expor ao sol por pelo menos 30 minutos diários, e, caso isso não seja possível, pode-se fazer a suplementação de vitamina D3. Uma dose de 5.000 U.I por dia até o final do inverno é suficiente para elevar a vitamina D sanguínea a níveis ótimos na maioria das pessoas.”

Zinco e selênio

“Assim como a vitamina D, outros nutrientes que a população costuma apresentar deficiência e que são indispensáveis para um sistema imune forte são zinco e selênio. Por isso devemos consumir oleaginosas (castanhas do Pará e de caju, amêndoas e nozes) frequentemente. Outros alimentos que podemos usar diariamente para fortalecer nosso sistema imunológico são: alho, cebola, aveia, gengibre, cúrcuma, cogumelos, mel e própolis em gotas (que podemos diluir em sucos ou em água). Os menos conhecidos kefir e kombucha, que são fontes de probióticos, também são de grande importância.”

Dietas

“Evidentemente essas são sugestões genéricas, somente consultas regulares a médicos ou nutricionistas poderão indicar carências e específicidades de cada indivíduo. Em alguns casos, por exemplo, a suplementação torna-se necessária. Zinco, ferro, magnésio, equinácia, probióticos, ômega 3, chlorella, N-acetil cisteína e glutamina são alguns dos principais suplementos voltados para imunidade e prevenção.

E é bom reforçar que este não é um bom momento para dietas restritivas. Dietas pobres em carboidratos e gorduras de boa qualidade normalmente baixam a imunidade.”

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra