Quando a família se junta em torno da mesa e surgem as conversas relembrando momentos felizes que os membros viveram juntos é sempre uma delícia. E, uma simples brincadeira com as crianças pode resultar em lembranças que as marcarão por toda a vida.
Nessa época da Páscoa uma boa pedida para divertir a criançada é a brincadeira de Caça aos Ovos. Espalhar patinhas de coelhinhos pela casa ou quintal e observar as crianças correndo atrás até achar os ovos de Páscoa escondidos. O brilho nos olhos e a alegria, quando encontram o sonhado ovo de chocolate pedido ao coelhinho da Páscoa é emocionante.
Psicólogos explicam que, com o lúdico vivido nas brincadeiras, pode-se passar experiências para as crianças, inclusive sobre valores, como a vivência da fé, doação, entrega, gratidão e a felicidade de viver uma boa surpresa. “Elas vivem todo esse processo de uma maneira lúdica, bonita e gostosa,Vivenciam toda a emoção e expectativa de pedirem muito um ovo de Páscoa do personagem preferido e vibram quando chega a hora de recebê-lo. Os pequenos que experimentam essa vivência, tendem a se tornar adultos mais otimistas, que acreditam em algo a mais na vida, seja ter fé em si mesmo, no outro, nas relações e no mundo. Crianças que crescem acreditando em um a vida feliz, que é possível ter bons resultados quando se acredita e persiste”, explica a psicóloga Ana Flávia Fernandes, em artigo para o site Terapia de Criança.
O psicólogo russo, clássico do pensamento pedagógico, Lev Vigotsky, que viveu entre 1896 e 1934, exalta o desenvolvimento infantil, através das relações sociais: “Brincar é coisa séria, também, por que na brincadeira não há trapaça, há sinceridade, engajamento voluntário e doação. Brincando nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções e nossa necessidade de conhecer e reinventar. E tudo isso desenvolvendo atenção, concentração e muitas habilidades. É brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de possibilidades. No espaço criado pelo brincar nessa aparente fantasia, acontece a expressão de uma realidade interior que pode estar bloqueada pela necessidade de ajustamento às expectativas sociais e familiares.”
Os símbolos da Páscoa
A brincadeira também pode ser um momento para conversar e explicar sobre o significado da data para quem é cristão, já que o ovo, em diversas culturas, representa renascimento, abundância e fertilidade. O ovo faz parte das comemorações da Páscoa desde o século 13. Proibido de ser consumido pelos cristãos durante a Quaresma, a tradição começou presenteando familiares com ovos decorados, depois desse período de privação.
Então, a brincadeira da caça aos ovos de Páscoa, além de boas recordações e memórias afetivas, ainda pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Agora, é preparar a brincadeira e guardar os bons momentos em família.
Os ovos de Páscoa resistem a tradição e na Páscoa, a garotada gosta mesmo é de ganhar ovos de chocolate. Em Nova Friburgo, o comércio local se preparou para a data e dispõe de uma grande variedade de artigos para agradar aos mais apurados gostos de crianças e adultos, também. As lojas especializadas já estão com grande movimento e promoções especiais. Vale conferir. O que não pode é deixar as crianças sem os ovos de chocolate.
Deixe o seu comentário